Ministério Público apura omissão em relação a aumento de casos de Covid em São Gonçalo

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) instaurou nesta segunda-feira (8) uma portaria de notícia de fato para apurar a omissão e falta de transparência pelo governo municipal de São Gonçalo dos Campos quanto às ações realizadas no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no município.

Segundo a promotora de Justiça Ítala Maria Braga, a prefeitura não divulgou a morte de uma pessoa vítima de Covid-19, retratando o caso ainda como suspeito. Ela também apontou que a gestão municipal não tem informado o investimento das verbas públicas e providências tomadas diante do ”crescente número de casos”.

Segundo os últimos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, o número de casos notificados da Covid-19 passou de 115, em 28 de maio, para 169 no último dia 6, sendo que os confirmados saltaram de sete para 18 no mesmo período. O registro da morte não consta nos boletins.

A promotora Ítala Maria Braga solicitou que o município envie informações e documentos que expliquem o ”descompasso entre os boletins divulgados e o crescente número de casos” e sobre ”eventuais modificações” que tenham gerado falta de transparência, inclusive quanto a morte de paciente com Covid-19 que foi atendida no hospital municipal.