Ministério anuncia retomada de 3.182 bolsas de pós-graduação, mestrado e outras pela Capes

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira (11) retomada de 3.182 bolsas de pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado de cursos com as melhores notas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Segundo informações do portal UOL, Abraham Weintraub, titular da pasta, a fonte desse recurso veio dos impostos pagos pela população. ”É do edital que já estava pronto, mas que foi congelado. Estamos antecipando para a população a solução para estas bolsas. Detalhes temos que esperar o Orçamento Geral da União”, declarou o ministro.

”Para o pessoal que alardeou que acabou a pesquisa no Brasil, vão ter que se retratar. Acabamos de voltar do Ministério Economia, achamos uma solução para um problema e a gente vai retomar as bolsas da Capes para os programas com nota 5, 6 e 7”, declarou Weintraub, em tom provocativo.

De acordo com ele, a Capes receberá o reforço de R$ 600 milhões no orçamento para 2020, o que garante o pagamento deste novas bolsas e das que já estão ocupadas. Segundo o MEC, a liberação deste recurso vai custar cerca de R$ 22,5 milhões no orçamento deste ano.