Ministério da Agricultura e Pecuária lança campanha para alertar população sobre Influenza Aviária

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou a campanha ”Influenza Aviária? Aqui não!”, com o intuito de sensibilizar cidadãos, médicos veterinários, avicultores e polícia ambiental sobre a importância das notificações imediatas de suspeitas, de estar atento ao comportamento anormal ou à grande mortalidade de aves comerciais, de fundo de quintal e silvestres, e saber as noções básicas de prevenção.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), esta temporada de ocorrência da IAAP continua com surtos em aves de produção e em outras aves, principalmente nas regiões da Europa e Américas.

A recomendação, apontou o órgão, é que se mantenham os esforços de vigilância e as medidas de biosseguridade nas granjas, visando evitar o contato direto e indireto de aves domésticas com aves silvestres, principalmente as migratórias aquáticas.

Até o momento, nenhum caso de gripe aviária foi confirmado no Brasil. Mas as autoridades sanitárias alertam para um cuidado maior para aves com sinais respiratórios, nervosos, digestivos ou alta mortalidade, inclusive em aves de vida livre. Em casos assim, o Serviço Veterinário Oficial deverá ser avisado imediatamente ou a plataforma e-Sisbravet deverá ser notificada