Milhares de manifestantes protestam nas ruas de Jequié

Cerca de seis mil pessoas, segundos cálculos da Polícia Militar, saíram às ruas de Jequié na noite desta quinta-feira (20), em forma de protesto contra a corrupção. De forma pacífica, a manifestação teve início na Praça do Viveiro, seguindo pela Avenida Rio Branco, passando pela Praça Ruy Barbosa e percorrendo diversas ruas da área central. O ato público convocado para Jequié através do Facebook reuniu pessoas de todas as idades, principalmente jovens estudantes, que percorreram todo o trajeto com o cântico do Hino Nacional. Os manifestantes exibiam cartazes com palavras de ordem, protestando, entre outros motivos, contra a prefeita Tânia Brito, o dinheiro público destinado à realização dos festejos juninos, a corrupção, falta de investimentos na saúde e educação.

Os integrantes do movimento teriam rechaçado nas redes sociais a participação de políticos e de entidades classistas, mas se depararam na Avenida Rio Branco com o presidente da Câmara Municipal, vereador Josué Menezes, que foi vaiado e se tornou alvo de duras críticas direcionadas à classe política local. Até o momento em que a reportagem do Blog Marcos Frahm acompanhava a manifestação, foi constatado que a ação transcorria de forma pacífica, com policiais militares acompanhando de longe a mobilização. Temendo tumultos e saques, alguns comerciantes baixaram as portas das lojas, principalmente na Rua Alves Pereira, onde está instalada a maioria dos estabelecimentos comerciais de Jequié.

Antes de findar a manifestação, eles ocuparam um palco montado pela Prefeitura na Praça Ruy Barbosa, para apresentações culturais na Vila Junina 2013. Todos exaltavam o direito à livre expressão de ideias, de mobilização social e de valorização da democracia. Por volta das 1930h, começaram a chegar na Rua 15 de Novembro, em frente ao prédio-sede da Câmara de Vereadores manifestantes que dispersaram dos demais que se mobilizavam na Ruy Barbosa, finalizando a primeira manifestação realizada na Cidade Sol.

Fotos: Blog Marcos Frahm