Médico é primeiro infectado com coronavírus em Itamaraju, no Extremo sul da Bahia

O paciente que teve caso confirmado de Covid-19, doença causada pelo coronavírus, na cidade de Itamaraju, sul da Bahia, é um médico. As informações foram confirmadas nesta segunda-feira (30), pelo secretário de saúde do município.

O médico não teve nome e idade revelados. Segundo a secretaria, ele se contaminou após uma viagem ao Espírito Santo, onde teve contato com o pai, que também testou positivo. O médico mora em Teixeira de Freitas, também no sul do estado, e atende em um posto de saúde de Itamaraju, onde fez o teste. Ele está em isolamento domiciliar.

Parentes do médico também estão isolados. Pacientes e colegas da equipe médica, que tiveram contato com ele, também fizeram testes do coronavírus e estão sendo monitorados, enquanto os resultados não chegam.

Segundo o secretário de saúde de Itamaraju, Elan Wagner Chaves, todo o monitoramento começou a ser feito assim que o médico apresentou sintomas.

”Desde o dia 23 [de março] nós tivemos informação dessa situação envolvendo um profissional de saúde. Nós o colocamos, já no dia 23, em quarentena domiciliar e no dia 24 fizemos a coleta do material para exame e encaminhamos para o Lacen [Laboratório Central de Saúde Pública], em Salvador. A partir daí nós fizemos o mapeamento de todas as pessoas que tiveram contato com esse profissional. Catalogamos, levantamos nome, endereço, tudo, e aí a gente vem conversando com essas pessoas”, explicou o secretário.

Elan Wagner detalhou ainda que, assim que o resultado do médico saiu, no final da noite de sábado (28), a secretaria municipal notificou a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sobre o caso.

Esse é o único caso confirmado da Covid-19 em Itamaraju. Por causa do registro, a prefeitura publicou um decreto de situação de emergência. Até o último boletim da Sesab, nesta segunda, a Bahia registrou mais de 170 casos da doença e duas mortes pelo coronavírus. Com informações do G1