Mecânico pega carro de cliente para ir a festa de aniversário e acaba preso por receptação na BR-116

O veículo Land Rover foi abordado pela PRF. Foto: Divulgação

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um carro de luxo com ‘queixa’ de roubo. A ação foi desencadeada na tarde do último sábado (25), na BR 116, em trecho do município de Vitória da Conquista, na Bahia.

Em fiscalização ostensiva na rodovia, policiais abordaram o Land Rover, conduzido por um homem de 29 anos. Durante a vistoria no utilitário, os policias constataram que as placas eram clonadas de outro veículo com as mesmas características. Foi verificado também que os caracteres do carro estavam adulterados, para tentar encobertar a origem ilícita, já que o veículo original possuía queixa de crime registrada no ano de 2020, na cidade de Itabuna (BA).

Aos policiais, o condutor disse que trabalha como mecânico e que o carro foi deixado na oficina dele para fazer alguns serviços . Informou também que soube que o dono do veículo veio a falecer. Por fim, relatou que resolveu ‘pegar’ o Land Rover emprestado para ir em uma festa de aniversário.

Diante dos fatos e configurado o crime de receptação (art. 180 do CP), a PRF deu voz de prisão ao motorista e apresentou a ocorrência na Delegacia de Polícia Civil para lavratura do flagrante.

A clonagem de veículos é comumente utilizada por quadrilhas especializadas que adulteram veículos furtados ou roubados e utilizam placas de veículos idênticos e legalizados a fim de passar despercebido por fiscalizações.

Em suas ações, a PRF verifica uma série de modalidades que giram em torno dos crimes relacionados às fraudes veiculares. Essas modalidades vão desde o simples furto/roubo do veículo passando pela utilização de documentos falsos e receptação, o que pode dificultar a identificação do crime e por isso exige uma fiscalização minuciosa por parte dos policiais.

Outra modalidade utilizada é a revenda, alimentada pelo comércio ilegal desses veículos clonados, muitas vezes negociados em sites na internet por valores inferiores ao preço real do veículo. Nesta fase do crime temos a terceira vítima em potencial, o comprador que, inadvertidamente, passa a ter a posse do veículo clonado.

A PRF conta com sistemas que possibilitam identificar se os veículos possui restrições, bem como se a documentação é autêntica. Dentre os sistemas, a PRF dispõe do SINAL que através de informações inseridas pelo próprio cidadão, possibilita o acionamento de equipes de policiais em um raio de 100 quilômetros do local da ocorrência, para auxiliar na recuperação do veículo.

Para isso, o cidadão que tiver seu veículo roubado, furtado, com perda de sinal, em seqüestro ou clonado, poderá fazer um cadastro do referido veículo no portal da PRF através do site www.prf.gov.br/sinal e inserir informações sobre o crime e as características do automóvel.