Maracás: Prefeito antecipa o décimo e anuncia incentivo e tablets para agentes de saúde

Prefeito Soya fala em equilíbrio financeiro. Foto: Gean Galvão/BMF

Na contramão da crise alegada por prefeituras, que revelam enfrentar dificuldades para fechar as contas, algumas sem conseguir pagar salário em dia, em Maracás, no Vale do Jiquiriçá, a palavra atraso, bastante comum no vocabulário de quem depende do poder público no atual momento de crise econômico-financeira no país parece não ser usada pelo prefeito da cidade, Uilson Novais – Soya (PDT).

O prefeito anunciou, nesta quinta-feira, o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário do funcionalismo. ”Já pagamos a segunda parcela do décimo dos servidores. Até essa quinta-feira, dia 19, estamos pagando 1/3 da Educação e até o dia 30 o salário do mês de dezembro de todos os trabalhadores”, garantiu o gestor.

Soya diz que o município consegue se adaptar a nova realidade econômica do Brasil com organização. ”Maracás também enfrenta os problemas de recursos como os demais municípios enfrentam, só que o nosso diferencial é o equilíbrio nos gastos, pois adotamos uma política de educação financeira. Não tem sido fácil para nenhum prefeito da região fechar as contas do mês e pagar salário, mas o que nós podemos assegurar é que, aqui, o nosso esforço é diário para evitar atraso e isso se faz com sabedoria. Mudamos o horário do expediente na prefeitura e em outras nas repartições, com o regime de turnão, sem comprometer os serviços essenciais, mas gerando redução de gastos. Temos muito cuidado na despesa com pessoal, contratando sempre sem extrapolar. Para se ter idéia, ainda não demitidos os contratados. Vamos demitir, mas isso ainda não ocorreu e nem mesmo os contratados reclamam de atraso, porque não há falta de pagamento”, afirmou.

O chefe do Executivo ainda revelou que criou uma Lei Municipal, para conceder aos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias incentivo ao adicional, parcela única que chega ao município em dezembro pelo Governo Federal e deste recurso 70% será destinado aos agentes. ”Foi uma promessa nossa e nós estaremos cumprindo isso aí, além da compra de tablets que nós estaremos efetuando em janeiro e que serão aparelhos de trabalho que facilitarão o acesso às informações dos pacientes. Já foi feita a licitação e após a compra uma empresa irá treinar o pessoal para poder trabalhar com os tablets, um avanço importante”, concluiu.