Maracás: Por falta de documentação, prefeito não autoriza obras advindas de emenda de Leur Lomanto

Uma situação deveras inusitada ocorreu, na sexta-feira, (25), no município de Maracás. O prefeito Wilson Venâncio Gomes de Novaes (PDT), não autorizou a operação de máquinas que iniciariam o asfaltamento da Avenida Dr. João Pessoa, no centro da cidade.

As obras, advindas de emenda do deputado federal Leur Lomanto Junior (DEM), seriam executadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS). Segundo o gestor municipal, até o momento, não foi apresentado nenhum documento ou comunicado oficial solicitando a autorização para a intervenção na via, que é de responsabilidade da administração municipal, foi apresentada.

Por causa disso, o prefeito acionou a Polícia Militar, na manhã deste sábado, que retirou o maquinário da pista, embargado tudo, depois de a PM ter sido solicitada pelo município. O episódio foi registrado em vídeos feitos por moradores e compartilhados nas redes sociais.

O gestor alega ainda que, o deputado, que esteve na cidade na sexta-feira, não comunicou a Prefeitura sobre a intervenção e diz também que Leur seria ligado a um grupo liderado por um candidato a prefeito em Maracás, o que para Soya (PDT), a ação poderia ser configurada como eleitoreira, considerando que o período de campanha eleitoral terá início neste domingo (27).

A polêmica tomou conta da cidade e parte da população apoiou a ação do prefeito, uma vez que o ordenamento da via pública é de âmbito do município e, como tal, este deveria ter sido formalmente informado, até para evitar transtornos aos moradores, motoristas e pedestres, já que a avenida que seria pavimentada fica no centro de Maracás.

O prefeito afirma não ter conhecimento do projeto, dos recursos destinados para os serviços, que não foi solicitada a Licença Ambiental para a obra e nem verificada pela empresa que executaria a situação de esgotamento sanitário na via.

As máquinas que seriam utilizadas no serviço de pavimentação, continuam na cidade, nas proximidades da Avenida Dr. João Pessoa, aguardando um desfecho do caso.