Manutenção de Adélia Pinheiro entre secretários pode ter desfecho na política; entenda ajuste

Adélia Pinheiro deixa Saúde para assumir Educação. Foto: SESAB

Apesar de mudar de pasta (reveja aqui), a nova secretária de Educação da Bahia, Adélia Pinheiro, pode ter um novo destino em 2024. A chegada da ex-secretária de saúde do estado pode ter passado pelo ajuste do futuro político, com a possibilidade de disputar a prefeitura de Ilhéus. Apesar de nascida em Itabuna, Adélia é radicada na cidade, onde tem maior influência.

De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, com integrantes da cúpula petista do estado, o nome de Adélia tem ganhado força para disputar a prefeitura do município. E, uma das razões para a manutenção da nova secretária de Educação, seria o reforço da imagem de Adélia para 2024.

A ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) tem ganhado o apoio entre os petistas desde 2019, quando chegou para ocupar uma pasta na gestão do governador Rui Costa (PT), quando assumiu a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Logo após, com mudanças na pasta da Saúde, Adélia assumiu a Sesab, conseguindo ainda mais peso político.

A recém-anunciada secretária da Educação do estado já vinha sendo cotada para a disputa em Ilhéus desde de 2020. Grupos internos do Partido dos Trabalhadores já defendiam desde então a possibilidade do nome de Adélia ser lançado para concorrer a prefeitura ilheense. Apesar do bom trânsito no PT, Adélia ainda não possui filiação partidária e chegou à Secretaria de Ciência e Tecnologia com aval do PSB.

A ainda secretária de Saúde é professora concursada da UESC, além de ser graduada em Medicina pela UFBA; mestre em Saúde Coletiva pela mesma instituição e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) (reveja mais).

ESTRATÉGIA DO PT

Com a dificuldade nas urnas em 2020, o PT deve mudar a estratégia de atuação diante das eleições municipais de 2024. O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, afirmou que a legenda deve começar a se organizar para as eleições municipais de 2024 a partir de janeiro do ano que vem, após a composição do secretariado de Jerônimo Rodrigues (PT).

O petista, inclusive, realizou uma autocrítica à legenda e afirmou que o PT praticamente não disputou as últimas duas eleições para a prefeitura de Salvador (veja mais). Com informações do Bahia Notícias