Moradores de Lauro de Freitas testam positivo para o Covid. prefeita decreta emergência

Moema decreta situação de emergência em Lauro. Foto: Divulgação

Mais dois casos importados de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19), em Lauro de Freitas, foram confirmados na tarde desta quinta-feira (26), somando agora cinco casos na cidade da Região Metropolitana. Trata-se de um casal, um homem 73 anos, e uma mulher de 64. Os pacientes tiveram contato recente com um casal de amigos que havia retornado há poucos dias de uma viagem a Fortaleza, e que apresentava sintomas de gripe. Os pacientes seguem internados em um hospital de Salvador.

Ao todo, em um número expressivo para o número de habitantes, a cidade soma um total de 81 moradores com suspeita de covid-19, onde 40 tiveram resultados negativos e 35 aguardam análise laboratorial, e cinco foram confirmados para o coronavírus.

Além do casal, no rol está um jovem de 27 anos, que conforme a secretária de saúde do município, já não apresenta mais, sintomas e outros dois, confirmados no dia 19, com mais de 60 anos: uma senhora que retornou recentemente de uma viagem à Itália, e um senhor que teve contato com um homem em Feira de Santana. Os três pacientes estão em quarentena.

A prefeita Moema Gramacho decreta estado de emergência e dentre as ações, está a suspensão de abertura de lojas e comércio em geral, de casas de show e espetáculos de qualquer natureza, boates, danceterias e salões de dança, casas de festa e eventos, clínicas de estética e salões de beleza e lojas de conveniência em postos de combustível. A suspensão não vale para clínicas de saúde humana e veterinárias que atuem em urgência e emergência, laboratórios de análises clínicas e patológicas e de oferta de serviços de vacinação; supermercados e mercadinhos voltados exclusivamente ao fornecimento de alimentos, farmácias, padarias, lojas de alimentação e medicamento animal, e postos de gasolina.