Maracás: ”Liga Social” reúne ações da Largo Resources/Vanádio para estimular desenvolvimento de comunidades

Cultura, Esporte e Lazer, Meio ambiente, Educação e Geração de Renda. Esses são os eixos nos quais a Largo Resources | Vanádio de Maracás aposta para exercer sua parcela de responsabilidade social na região onde está instalada. As ações, que sempre estiveram presentes na lista de prioridades da companhia, estão cada vez mais consolidadas e seguem ampliando seu raio de atuação para além do núcleo de Maracás, formando assim a chamada ”Liga Social” em parceria com lideranças locais.

”Todas as nossas ações são pensadas para a coletividade e baseadas no conceito de sustentabilidade. Então nossa intenção é realizar projetos que sejam capazes de gerar resultados para o futuro. Queremos deixar um legado”, diz Valéria Rocha, analista de relacionamento com a comunidade.

Uma das pessoas que comemora a parceria é Jalmirêde dos Anjos Correia, enfermeira e coordenadora do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Maracás. A instituição atende mais de 3.700 pacientes, oriundos dos bairros de Maracaisinho, Irmã Dulce, Ayrton Senna, Jiquiriçá, Pé de Serra, Nair Morbeck e Porto Alegre.  Graças ao apoio da companhia, tem sido possível viabilizar campanhas como o Janeiro Branco, dedicado à saúde mental, e o Agosto Lilás, que promove o combate à violência contra a mulher.

”Precisamos entender que a questão da saúde mental atinge a todos e não é dever somente do estado”, observa Jalmirêde, que destaca ”empatia” e ”solidariedade” como palavras-chave das ações sociais praticadas pela Largo Resources | Vanádio de Maracás. A enfermeira também lidera um grupo de mulheres que participou de um curso de elaboração de projetos, também promovido pela empresa. “Muitas sofrem violência e não conseguem sair de relacionamentos abusivos, então o índice de adoecimento é altíssimo. Essa capacitação é uma forma de dar empoderamento”, avalia a enfermeira.

Empreendedorismo – Outro projeto que estimula o empreendedorismo feminino é o Mulheres Ativas, da localidade de Pé de Serra, que tem equipamentos e insumos fornecidos pela Largo Resources | Vanádio de Maracás. A iniciativa beneficia um total de 110 mulheres com oficina de saboaria artesanal e curso de corte e costura gratuitos. Um dos impactos positivos é percebido desde o início da pandemia, quando foi iniciada a confecção de máscaras de TNT para proteção contra o coronavírus. A produção, que chega a 3.500 unidades por semana, é totalmente financiada pela empresa, que as distribui gratuitamente para profissionais de saúde e moradores de comunidades vizinhas.

O curso já avançou para conhecimentos sobre tipos de tecido, cortes e moldes. Mas isso é só o começo. ”O objetivo não é simplesmente aprender a costurar. A maioria das mulheres tem baixa escolaridade e pouca renda. A ideia é fundar uma cooperativa para que elas possam comercializar e dividir os lucros. Temos vários planos para o futuro”, anima-se Iriene Lima de Almeida, coordenadora do projeto e ex-presidente da Associação de Moradores.

O desenvolvimento da agricultura familiar também integra as ações da empresa. José Oliveira de Souza, mais conhecido como Zé da Balsa, fala sobre o desenvolvimento da atividade em Porto Alegre desde que a companhia se tornou parceira da comunidade. De 2018 para cá, os agricultores da comunidade passaram a plantar milho para a produção de silagem, processo que tritura o cereal inteiro para a produção de ração animal. Para isso, contam com a ajuda de equipamento adequado e suporte técnico, oferecidos pela empresa.

”Antes a gente plantava só melancia e tinha muita praga, então tomávamos muito prejuízo. Agora a gente tem uma alternativa”, conta Zé da Balsa, liderança do projeto Liga do Campo. ”E também temos o suporte técnico de um agrônomo profissional, que nos orienta. Com isso, já estamos estudando a possibilidade de desenvolver outras culturas”, revela. A Liga do Campo inclui, ainda, os projetos Abelha Rainha e Feira da Agricultura Familiar. Também fazem parte da Liga Social o programa Cultura e Qualidade de Vida, que engloba projetos como o Viver Bem e o Jequiriçá, voltados para a prática esportiva.

De acordo com Valéria Rocha, isso é só o início de um trabalho que ainda tem muito a realizar. ”Após o curso de elaboração de projetos, nossa intenção é lançar um edital para apoiar iniciativas locais com ainda mais transparência, a partir de votação pública. E já estamos em fase de planejamento para o ano que vem”, revela. Assim, a Largo Resources | Vanádio de Maracás segue investindo no presente para continuar colhendo os frutos junto com a comunidade no futuro.