Liderados por Zé Cocá, prefeitos se reúnem com Ziulkooski e discutem parcelamento de dívida

Gestores se reúnem com Ziulkooski, presidente da CNM. Foto: UPB

Uma comissão de prefeitos baianos se reuniu nesta segunda-feira (5), em Brasília, com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkooski. O encontro, mediado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), teve como objetivo pedir o apoio da CNM para a pauta de interesse dos municípios do Norte e Nordeste, que inclui o parcelamento da dívida previdenciária em 240 meses; a redução da alíquota do INSS patronal; a prorrogação do E-Social e a aprovação do 1% a mais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o mês de setembro, entre outras demandas.

Bastante receptivo, Ziulkoski convidou os prefeitos para um encontro que será realizado na sede da CNM, nesta terça-feira (6), com líderes partidários. Ele destacou a importância de pressionar o Congresso pela tramitação do refis da dívida previdenciária, incluindo os débitos adquiridos este ano, e reforçou que a pauta do Norte e Nordeste agora ”é a pauta do Brasil”. A confederação está instalando um grupo de trabalho para apurar as principais demandas das regiões e assim poderá intermediar com maior conhecimento ações junto ao Congresso e governo federal.

”O presidente Paulo foi muito solicito. Temos uma boa oportunidade de dialogar com os líderes nesta reunião articulada pela CNM amanhã, o que só reforça a importância de seguirmos mobilizados”, destacou o prefeito Carlos Matos de Riachão do Jacuípe, que compõe a comitiva.

O presidente da UPB, Zé Cocá, também compartilhou da ideia e afirmou que esse é um ”momento de unidade” e que a articulação da CNM será ”fundamental para fazer caminhar a pauta do Norte e Nordeste”.

A reunião, na sede da CNM, foi acompanhada também pelos membros da diretoria da entidade, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e 1º secretário da CNM, José Patriota; e 1º tesoureiro, Francisco Nélio Aguiar da Silva, que é ex-presidente da Federação da Associação de Municípios do Estado do Pará (FAMEP).

Entre os prefeitos baianos estavam presentes Pedro Cardoso de Lagoa Real, Dr. Pedro Malheiros de Sebastião Laranjeiras, o vice-presidente da UPB e prefeito de Belo Campo, Quinho; o diretor da UPB e prefeito de Santana, Marcão Cardoso; e o diretor da UPB e prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.