Lafaiete Coutinho: Prefeito comemora aprovação de contas, faz balanço de 2019 e anuncia escola modelo

Prefeito João Freitas faz balanço de 2019. Foto: Divulgação

À frente da Prefeitura de Lafaiete Coutinho pelo terceiro ano, João Freitas (PP) faz um balanço positivo do trabalho desenvolvido no exercício do cargo durante este ano de 2019. Mesmo diante do cenário de dificuldade financeira enfrentada pelas prefeituras, com municípios sem conseguir fechar as contas sem dívidas, João diz que sua gestão vem prezado pelo não atraso de salários e pela manutenção dos serviços essenciais aos munícipes. ”O fim de ano é um período de muito mais responsabilidade, de tranquilidade para uns gestores e de dor de cabeça para outros. Mas aqui em Lafaiete nós nos esforçamos para cumprir com as obrigações que o cargo nos impõe e a questão salarial tem sempre prioridade. Efetuamos em dia o pagamento dos servidores e essa será uma marca da nossa gestão”, disse João, que comemora a aprovação, por parte do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) das contas da Prefeitura referentes ao exercício financeiro de 2018.

”A nossa gestão preza pela responsabilidade com a coisa pública e com os recursos da população. Ter contas aprovadas não é motivo de fazer festa, pois todo gestor tem que atuar legalmente para evitar reprovação de contas, mas confesso que sinto um imenso orgulho com este reconhecimento de uma administração séria, equilibrada e eficiente, como o poder público deve funcionar. Essa aprovação só traz estímulo para Lafaiete continuar com as contas saudáveis”, afirmou

Entre as retaliações durante o terceiro ano do seu mandato, o prefeito cita reforma em todas as escolas da rede municipal de ensino, construção da Praça Ariston Pereira, ampliação da rede de esgotamento sanitário em bairros da cidade, pavimentação de ruas na sede e na zona rural, reforma de unidades de saúde, construção de ponte e instalação de manilhas na área rural, revitalização de praça no povoado do Amazonas, perfuração de poços artesianos, construção de pontos de ônibus, realização da Feira de Animais, o que ele considera um incentivo à economia local, aquisição de ambulância e uniforme para a equipe do SAMU, ambulância para servir a comunidade do Amazonas, mais uma ambulância para a secretaria de Saúde, além de outro automóvel 0km para o município, equipamentos eletrônicos/tablets para os agentes de saúde e ações como feiras de saúde, eventos culturais, como por exemplo a Festa do Vaqueiro, que para o prefeito aqueceu a economia e atraiu um grande número de visitantes no último mês de novembro. ”Foram muitas as ações ao longo desse ano, graças a Deus e ao empenho de todos que fazem parte da nossa equipe. Lafaiete não é diferente dos demais municípios, aliás, enfrenta sérias dificuldades por ser uma cidade pequena, recebendo uma parcela mínima de recursos do governo em comparação com os outros municípios do Vale do Jiquiriçá. Porém, temos uma extensão territorial muito grande e isso requer uma atenção especial do gestor. Buscamos ouvir a população da zona rural, visitando, trabalhando, mantendo as estradas em bom estado para facilitar a vida dos produtores e, em todas as áreas, já tem uma marca nossa”, completou.

EDUCAÇÃO

Para 2020, João Freitas revela que a Educação será o carro chefe da administração. ”Só a educação pode resolver todos os outros problemas da sociedade. No próximo ano, Lafaiete será uma cidade com mais educação”, disse o mandatário ao se referir a construção de uma Escola Municipal, com recursos federais através de um convênio de valor total de R$ 1.389.527,445, unidade que segue projeto padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A nova escola terá espaço educativo de seis salas, receberá 130 estudantes do ensino fundamental e deverá ser inaugurada em fevereiro. ”Será um sonho que estaremos realizando, de entregar uma escola modelo, para atender as nossas crianças. Vamos iniciar o ano letivo 2020 com essa escola, fazendo uma grande festa para marcar a inauguração dessa importante obra, fruto de nossas visitas a Brasília”, concluiu.