Lacen e Vigilância Epidemiológica recebem menção honrosa por combate à pandemia

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA) e a Vigilância Epidemiológica da Bahia, receberam na quarta-feira (9), menção honrosa pelo combate à pandemia da Covid-19. A homenagem foi feita pelo Ministério da Saúde e considerou como ”exitoso trabalho e esforço dependidos durante a pandemia da Covid-19, maior emergência em saúde pública deste século”.

A titular da Secretária Estadual da Saúde (Sesab), Adélia Pinheiro, comemorou a conquista. ”Este reconhecimento do trabalho da Sesab pelo governo federal indica que agimos corretamente ao centrar esforços e recursos no combate à pandemia de Covid-19. Um trabalho contínuo que se mostrou muito profícuo e eficaz […], a Bahia ficou com a segunda menor taxa de mortalidade do Brasil, 207,1 por 100 mil habitantes, enquanto a taxa média do país está em 327,6 por 100 mil habitantes”, destacou.

Já a diretora da Vigilância Epidemiologia, Márcia Andrade ressaltou que ”a equipe foi treinada em serviço e, dentro de um trabalho com muita responsabilidade, competência e integração da equipe de vigilância epidemiológica, nós conseguimos minimizar os efeitos pandemia, sem deixar de dar resposta aos outros agravos de interesse de saúde pública que aconteceram em paralelo, como a doença de Haff, as arboviroses, surto de malária e surto de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA)”.

A diretora do Lacen, Arabela Leal também celebrou o reconhecimento e destacou a importância da instituição no combate à Covid-19.

”A homenagem se estende a cada um que integra a equipe do Lacen/BA. O comprometimento de todos eleva o nome da instituição e permite que ela seja reconhecida como uma unidade de excelência na prestação de serviços de saúde pública à população da Bahia”, destacou Arabela Leal, diretora do Lacen.