Justiça muda tipificação e suspeito de espancar jovem de Jequié após confusão em Salvador se torna réu

Cayan Lima Silva Santana foi agredido em 2019. Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu alterar a tipificação do suspeito de espancar o estudante de Jequié, Cayan Lima Silva Santana, de 19 anos, em Salvador, em 2019. Com a mudança, Guilherme Machado da Silva se tornou réu por lesão corporal.

Em setembro de 2019, o TJ-BA tinha aceitado a denúncia do Ministério Público do estado (MP-BA) e Guilherme Silva tinha se tornado réu por tentativa de homicídio qualificado.

A decisão, deferida pelo juiz Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, foi publicada na consulta do processo na quarta-feira (15).

O acusado foi identificado como Guilherme Machado da Silva, de 23 anos. Em julho de 2019, ele foi indiciado pela Polícia Civil por crime de lesão corporal grave. No entanto, o crime foi revisado pelo MP antes da denúncia e considerado como uma tentativa de homicídio qualificado.

O crime ocorreu no dia 3 de julho de 2019, no bairro de Ondina. Cayan foi agredido com pontapés e socos depois de separar uma briga entre amigos e outros envolvidos.

Os jovens tinham acabado de assistir ao jogo Brasil x Argentina pela Copa América, na área verde do Bahia Othon Palace, quando houve a confusão. A situação ocorreu do lado de fora do estabelecimento.

Imagens de uma câmera de segurança mostraram o momento em que Cayan foi agredido com um soco e caiu desacordado no chão, já do lado de fora de um hotel. O vídeo também mostra que, mesmo inconsciente, ele continou sendo agredido.

Após a agressão, Cayan teve traumatismo craniano e ficou cinco dias internado. As informações são do G1