Juntos e misturados: Candidatura de ACM deve unir adversários num só palanque em Jaguaquara

Giuliano e Ademir estarão no mesmo palanque. Foto/rede social

Nas últimas eleições estaduais, a oposição ao PT fracassou no Vale do Jiquiriçá, Paulo Souto e Zé Ronaldo ficando sem apoio de lideranças expressivas, quase sem palanque no território composto por 20 municípios. Agora, a base governista, liderada por Rui Costa, ainda mantém o maior número de apoiadores, mas deve enfrentar uma disputa completamente diferente das anteriores, com o surgimento do ex-prefeito da capital baiana, ACM Neto (UB), como candidato ao Palácio de Ondina.

No maior colégio eleitoral da região, Jaguaquara, por exemplo, a candidatura de Neto deverá unir dois adversários políticos num mesmo palanque: Giuliano Martinelli e Ademir Moreira, dois ex-prefeitos, que ocuparam dois mandatos cada, e que estavam separados desde quando as contas de Ademir foram reprovadas pela Câmara Municipal em 2013 – fato que o deixou inelegível à época e que mesmo coloca como de responsabilidade de Giuliano, que em 2020 apadrinhou Edione Agostinone (PP) para a Prefeitura de Jaguaquara e Ademir marchou junto com o vereador Raimundo Louzado (PSD), que perdeu o pleito para a protegida de Giuliano, por uma diferença de 58 votos, ampliando o acirramento entre ambos.

Nos bastidores, comenta-se que os dois já trocam mensagens via WhatsApp e que estarão lado a lado apenas no palanque de Neto. Fora dele, conforme mostram fotografias na web, Giuliano deverá seguir com o deputado estadual Sandro Régis, atual líder da oposição na ALBA, ex-aliado do ex-prefeito Mirinho e do próprio Ademir, que a partir de uma publicação nesta terça-feira (8) em rede social, deu mostras de que deverá comandar um projeto solo, também disputando uma vaga para a Assembleia Legislativa, mas sem o apoio do ex-prefeiturável Raimundo, que já confirmou à nossa reportagem que estará atuando para a eleição de Alex da Piatã – estadual e Antonio Brito – federal.

Para alguns gurus políticos, uma eventual candidatura de deputado estadual de Ademir poderia queimar cartuchos que deveriam ser utilizados em 2024, já que Moreira não descarta a possibilidade de disputar a Prefeitura numa tentativa de voltar ao comando do Executivo. Contudo, através de arte gráfica em sua página no Instagram, o ex-mandatário diz ter sido convocado por ACM para candidatar-se a ALBA, mas fontes dizem ser uma estratégia para cooptar votos casados com o deputado Dal, que terá o seu apoio na corrida pela Câmara Federal.

Por telefone a rádio comunitária Jaguar FM, o ex-secretário de Cultura de Jaguaquara e atualmente exercendo o cargo de assessor parlamentar de Dal, Weder Mello, confirmou o desejo de Ademir ser candidato com anuência do deputado: ”Ademir vai para uma candidatura para ganhar a eleição, não apenas para ser candidato”, disse o assessor, citando como compromisso de campanha com o grupo da oposição em Jaguaquara em 2020 um apoio a Moreira em 2022: ”Na eleição passada nós marchamos com Raimundo e foi feito um compromisso lá atrás. Ademir seria candidato a prefeito com uma liminar, tinha um impedimento judicial, Antonio Brito chamou Ademir para retirar a candidatura num compromisso de que todo mundo apoiasse Ademir para deputado”, revelou  assessor.

Entretanto, Raimundo discorda da afirmação e disse, por telefone ao BMFrahm, que não houve acordo para 2022. ”Ademir é uma amigo, uma liderança, mas não houve essa história de que nós o apoiaríamos para deputado”, rechaçou Louzado, que é liderado do senador Otto Alencar e marchará com o candidato a ser lançado por Rui ao Governo, com quem também deve seguir a prefeita Edione, caso João Leão, cacique do seu partido, não declare ruptura pelo mero dissabor de não assumir o Estado por 09 meses como lhe haviam prometido.

*por Marcos Frahm