Jovem é baleado, perde rim e hospital entrega órgão à família em saco plástico na Bahia

Jovem perde rim e hospital na Bahia. Foto: Arquivo pessoal

Um jovem identificado como Jeferson Oliveira Bispo, de 21 anos, perdeu um rim após passar por uma cirurgia depois de levar um tiro. Após o procedimento na sexta-feira (22), a equipe médica do Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF), em Lauro de Freitas, entregou o órgão à família da vítima, embalado em um saco plástico.

Segundo o g1, o jovem foi baleado após ser abordado por homens armados, quando passava pelo bairro de Itinga. Moradores socorreram Jeferson, que logo foi transferido para o hospital. Na unidade, os médicos não encontraram o projétil que atingiu o jovem, mas fizeram uma cirurgia para conter o sangramento. A namorada do jovem, Andreza Silva, que o acompanhava no atendimento, foi chamada pela equipe médica da unidade para recolher uma peça do namorado, chegando no local ela percebeu que o objeto entregue, dentro de um saco plástico era o órgão do namorado. Segundo Andreza, o órgão foi entregue junto com uma solicitação de exame de anatomia patológica, e a indicação de clínicas onde o procedimento poderia ser feito.

”Deram um saco na minha mão e diziam que era uma peça. Depois disso, a médica veio dizer que era o rim dele. Até então, a gente não sabia de nada disso e só soube depois da visita que era o rim. Isso foi no sábado (23), e ela falou que até segunda (25), a gente tinha que fazer esse exame”.

O Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF) explicou que o órgão foi entregue aos familiares para realização de uma biópsia, porque a unidade não possui laboratório de anatomia patológica. Em nota, a secretaria do hospital detalhou que a família de Jeferson recebeu indicações de onde levar o rim para fazer a biópsia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e que a unidade procurou a família para tirar dúvidas sobre os protocolos adotados.

Nesta terça (26), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que apura a situação, decorrente de uma “falha no fluxo do atendimento”. O paciente segue internado na unidade, e o estado de saúde dele é estável.