João Paulo defende Implantação de um Centro de Referência de Saúde da Mulher em Jequié

João Paulo apresenta proposta na Câmara. Foto: Emanuel Jr.

Implantação de um Centro de Referência de Saúde da Mulher em Jequié. Este é o objetivo da proposta apresentada na Câmara Municipal, pelo vereador João Paulo, buscando implementar uma linha de cuidado obrigatório em atenção à Saúde da Mulher, que inclua especialidades médicas e não médicas, além de serviço de apoio às vítimas de violência.

João Paulo explica que o encaminhamento para este Centro seria feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que entenderem como adequado o suporte do Centro de Saúde da Mulher para essas pacientes.

Argumenta que deve ser levado em consideração que as mulheres compõem um importante segmento social para as políticas públicas, sobretudo da saúde, pois são as principais usuárias do Sistema Único de Saúde, e, portanto, merecem toda atenção e cuidados principalmente no processo de saúde-doenças, as quais são resultantes muitas vezes de fatores ambientais, sociais, econômicos e biológicos.

O vereador cita ainda que a implantação de um Centro de Referência de Saúde da Mulher será um grande avanço para a promoção e cuidados com a saúde feminina do município de Jequié, pois irá proporcionar mais qualidade no atendimento e redução no tempo de espera entre o diagnóstico e o início do tratamento.