João Leão diz que Ponte Salvador-Ilha de Itaparica pode gerar 7 mil empregos na fase de construção

Leão apresenta projeto na Assembleia. Foto: assessoria/SDE

O governo da Bahia apresentou aos deputados estaduais, nesta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa, dados atualizados e detalhes técnicos do ‘Projeto Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica’. O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, João Leão (PP); e os secretários de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti; e da Casa Civil, Bruno Dauster; responderam a perguntas dos parlamentares na Comissão do Complexo Intermodal da Fiol-Porto Sul e Complexo Viário do Oeste.

”O objetivo dessa ponte é fazer uma unidade, trazer o interior do estado para mais perto da capital. Permitiremos que 250 municípios fiquem 100km mais perto de Salvador. A perspectiva é que, na fase de construção, sejam gerados 7 mil empregos. Além disso, a arrecadação de ISS será incrementada, sem falar na criação de um importante ativo cultural e turístico”, afirmou Leão.

”O equipamento irá gerar um novo vetor de desenvolvimento da Bahia, fortalecendo os territórios da Ilha de Itaparica e do Recôncavo Sul, alcançando também as regiões Sul e Oeste”, defendeu o titular da Casa Civil, Bruno Dauster. Ele ainda destacou que o projeto não é apenas uma ação de governo: ”Estamos focados no crescimento econômico do estado, em fomentar as atividades industriais, turísticas e comerciais para as próximas décadas, gerando mais emprego e renda para a nossa população”, disse o secretário Marcus Cavalcanti.

Licitação

O edital da licitação da Ponte Salvador-Itaparica está disponível e pode ser baixado no portal da Secretaria de Infraestrutura da Bahia. A abertura dos envelopes com as propostas está marcada para 21 de novembro, na Bolsa de Valores, em São Paulo. As empresas habilitadas participarão do leilão no dia 25 e a vencedora do edital será a que apresentar a melhor proposta para execução do serviço.

A ponte terá 12,4 km de extensão e beneficiará 4,4 milhões de habitantes nas regiões Metropolitana de Salvador, Baixo Sul e Litoral Sul baiano. O projeto inclui ainda a implantação dos acessos à ponte em Salvador, por túneis e viadutos, e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001, junto com uma nova via expressa e a interligação desta com a Ponte do Funil, também na BA-001.