Jequié volta a registrar 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19; superlotação no HGPV

HGPV registra 100% de ocupação de leitos de UTI. Foto: Marcos Frahm

Atendendo pacientes locais e de mais de 30 municípios da região, Jequié volta à saturação no sistema de saúde. Na noite desta quinta-feira (9), o município, mais uma vez, chegou a 100% dos leitos de UTI destinados à Covid-19 ocupados. Conforme apurou o Blog Marcos Frahm, a cota de leitos de UTI e de enfermaria chegou ao limite da sua capacidade de atendimento no Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, unidade pertencente à rede estadual e que apesar da implantação de 10 novos leitos de UTI em maio deste ano enfrenta a superlotação.

Desde o dia 8 de abril, o Centro de Atendimento Covid-19 de Jequié está instalado no Hospital São Vicente, unidade particular que fez convênio com o Estado e está funcionando com 20 leitos. A unidade está aberta 24 horas por dia com uma equipe formada por 41 pessoas entre profissionais das áreas de saúde e administração, entre eles enfermeiros, médicos, agentes de higienização, nutricionistas, farmacêuticos e pessoal de almoxarifado.

Contudo, o São Vicente também já apresenta grande taxa de ocupação. Diante da superlotação, a Secretaria estadual da Saúde irá começar, a partir desta sexta-feira, a regular pacientes com o vírus para transferência a unidades de outras regiões. Jequié tem 1.495 casos positivos do coronavírus, com 753 recuperados e o registro de 40 óbitos desde o início da pandemia. O Vale do Jiquiriçá, região vizinha, contabiliza 851 casos e também encaminha pacientes para Jequié.