Jequié: Vereadores destinam emenda de mais de um milhão de reais para implantação do Centro de Zoonoses

Parlamentares se uniram para destinar emenda. Foto: Emanuel Jr.

Consensualmente, os vereadores decidiram destinar $1.102.000,00 (um milhão cento e dois mil reais) para a construção, em 2022, do Centro de Zoonoses de Jequié. Cada parlamentar destinou R$ 58 mil de emenda individual. Este valor faz parte das emendas impositivas a que cada vereador tem direito de apresentar ao Orçamento Municipal. Afora essa emenda de caráter coletivo, a partir da união de todos pela causa animal, os parlamentares também apresentaram as chamadas emendas individuais para a construção de praças, unidade de saúde, instalação de antenas de celular, pavimentação de ruas, restauração de estradas rurais, dentre outras melhorias.

A implantação de uma unidade do Centro de Controle de Zoonoses em Jequié é um tema que vem sendo abordado pela Câmara Municipal faz bastante tempo, com vários pronunciamentos em defesa da implementação das políticas públicas visando o fortalecimento das ações voltadas para a saúde animal. Somente em 2021, ocorreram duas importantes discussões no âmbito do Poder Legislativo Municipal.

O primeiro, em março, quando o assunto voltou à tona a partir do Requerimento Nº20/2021, de autoria do vereador Tinho, através do qual busca assegurar à população uma estrutura dotada de recursos humanos e instalações condizentes, almejando alcançar um padrão sanitário ideal para a prevenção e controle de doenças transmitidas por animais (zoonoses).

E mais recentemente, uma Audiência Pública, proposta conjuntamente pelos vereadores Moana Meira e Tinho, da qual todos os vereadores se engajaram, para ampliar o debate sobre o uso do Castramóvel e sobre as medidas visando o bem-estar animal.

O Centro de Zoonoses, que é de vital importância na atuação na vigilância de animais com doenças que oferecem risco à população, encontra, agora, não somente o total apoio dos vereadores de Jequié, como também do prefeito Zé Cocá que assumiu o compromisso de viabilizar a sua construção e adotar as medidas necessárias com vistas ao seu bom funcionamento.