Jequié: Vereador pede que prefeito olhe para as entidades filantrópicas durante pandemia

Ramon sugere socorro a entidades sociais. Foto: Emanuel Jr.

Diante das dificuldades enfrentadas pelas entidades sociais, agravadas com a pandemia do novo coronavírus em Jequié, o vereador Ramon Fernandes (PDT) propõe ao prefeito Sérgio da Gameleira, a execução de um Plano Emergencial de socorro as entidades sociais de Jequié aptas a assinar convênios. Para Ramon Fernandes, a Prefeitura deve, em caráter de urgência, estudar as possibilidades viáveis e mais rápidas para amparar as entidades filantrópicas da cidade.

Uma das sugestões apresentadas pelo vereador é o pagamento imediato das subvenções a que elas tem direito assegurado por lei. Lembrando que Ramon Fernandes foi um dos autores da chamada Emenda Impositiva, a partir de uma emenda a Lei Orgânica nº 04/2018, tornando obrigatório o pagamento das subvenções as entidades sociais do Município, em montante correspondente mínimo de 0,25% e máximo de 2% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior.

Outra possibilidade apontada por Ramon Fernandes para ser estudada pela Prefeitura é o direcionamento de recursos financeiros que chegam ao Município fazer o enfrentamento ao Covid-19 que  também podem e devem servir para amparar as organizações sem fins lucrativos ligadas a área de assistência social em geral, ou seja, entidades que dão apoio e amparo a crianças, idosos e outros como Fundação Leur Brito, Fuan, Ajece, Apae dentre outras existentes em nossa cidade.

O vereador observa que as entidades encontram sérias dificuldades para arcar com despesas como contas de luz e de água, manutenção dos estoques de equipamentos de proteção, dentre outras situações