Jequié vacina com 1ª dose contra Covid pessoas em situação de rua, gestantes e puérperas

Vacinação em frente ao Estádio Waldomiro Borges. Foto: PMJ

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, vem atuando na operacionalização do atendimento da vacinação contra a Covid-19, no município. Contando com o esforço conjunto dos profissionais da coordenação municipal do Programa de Imunização, do Departamento de Vigilância Epidemiológica e dos demais trabalhadores da linha de frente, o município já tem mais de 60 mil pessoas vacinadas com a primeira dose. Nesta terça-feira, 6, a Secretaria de Saúde suspendeu, temporariamente, a aplicação da primeira dose, por conta do desabastecimento do imunizante, que interrompeu o calendário vacinal das pessoas com 39 anos ou mais.

Enquanto segue aguardando a chegada de uma nova remessa de vacinas, a Secretaria de Saúde informa que recebeu um quantitativo do imunizante da Jenssen, que tem como característica a sua aplicação ser de apenas uma dose e irá seguir a determinação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que destinou estas doses ao público de pessoas em situação de rua. Portanto, nesta quarta-feira, 7, a vacinação de primeira dose com a vacina Jenssen será para pessoas em situação de rua e para os atendidos pela Casa de Passagem e Centro Pop, equipamentos públicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, destinados às pessoas em vulnerabilidade social, que é um dos grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Imunização (PNI).

De acordo com a Secretaria de Saúde, a operacionalização da imunização deste público com a vacina de apenas uma dose, auxilia na logística da campanha de vacinação, pois se fosse utilizado o esquema vacinal em duas doses, dificultaria o trabalho de vacinação, já que parte dessas pessoas não fica apenas em um ponto da cidade e, muitos, têm comportamento nômade e são difíceis de serem encontrados em pontos fixos.