Jequié: Semana Municipal de Trânsito promove ações direcionadas a condutores e pedestres

Ações relativas à Semana Municipal de Trânsito. Foto: PMJ

Teve início no auditório do Colégio Estadual Paulo Freire, antigo Colégio Modelo, na Avenida César Borges, em Jequié, nesta quinta-feira (28), as ações relativas à Semana Municipal de Trânsito, promovida pela Prefeitura, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN).

Direcionadas a condutores e pedestres, o objetivo é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade nas vias e o tema deste ano é ”Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”, que repete o foco da campanha nacional do trânsito, realizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Estiveram participando, os agentes de trânsito, Bruna Félix Almeida, Sidnei Santana Ferreira e Gilmara Frutuoso; a assistente social, Maranubia Bernardino Nunes, da Secretaria de Saúde; e os alunos do Colégio Estadual Paulo Freire.

A Semana Municipal de Trânsito se estende até sábado, 30, com a realização de intensa programação, com palestras nas escolas, atividades educativas nas vias públicas, blitz e distribuição de panfletos de orientação e, durante a ação, as pessoas têm recebido informações sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Além disso, são exibidos vídeos educativos relacionados à segurança no trânsito, principalmente com o foco na prevenção de acidentes com motocicletas, além de discutirem sobre o respeito e a responsabilidade de todos para com o trânsito, tanto como condutor como pedestre.

A Semana Municipal de Trânsito, evento, preconizado pela Lei Municipal nº 1.972/2015, tem o propósito de fazer o cidadão refletir sobre suas responsabilidades enquanto integrante do sistema viário. De acordo com a superintendente de Trânsito, Karla Geambastiane, o evento é uma forma de promover a conscientização no trânsito e de fortalecer a corresponsabilidade das pessoas.