Jequié: Presidente da Câmara propõe implantação da Praça da Ciência no espaço do Agarrajão

Tinho quer Praça da Ciência em Jequié. Foto: Emanuel Jr

O presidente da Câmara Municipal de Jequié, Emanuel Campos Silva – Vereador Tinho, teve Requerimento (33/2019) de sua autoria aprovado por unanimidade em que sugere a construção da Praça da Ciência no espaço conhecido como ”Praça do Agarrajão”, na URBIS III, bairro Espírito Santo.

”Esse tipo de praça permite, de certa forma, que a ciência seja propagada nos espaços públicos, despertando nos jovens o interesse por conhecimentos em tecnologia e inovação”, destaca o vereador. Para ele, a construção/implantação desta Praça da Ciência promoverá e incentivará o conhecimento científico de maneira lúdica e interativa para desenvolver a curiosidade de crianças e adolescentes, bem como demais frequentadores desta.

Tinho salienta que a Praça poderá ter a parceria da Prefeitura Municipal com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, numa gestão compartilhada. Cita que o espaço deverá ter equipamentos educativos como por exemplo: o João-teimoso que exemplifica a noção de equilíbrio com até seis estudantes usando o equipamento. O sistema solar em escala – 11 módulos azuis espalhados por toda a extensão da Praça simbolizam os planetas do Sistema Solar. Em cada um deles pode-se encontrar informações interessantes a respeito de cada astro.

Com o plano-inclinado as crianças descobrem que a velocidade da queda depende da altura, descendo em cabos de aço com alturas diferentes. O prato giratório demonstra as forças que surgem devido ao movimento de rotação. Outros ainda como: Conchas; Bicicleta Geradora; Harpa; Alavanca; Gangorra de comprimentos diferentes; Cadeira Giratória; Balanços de comprimentos diferentes e Basquete giratório.