Peixes do Rio Jequiezinho e do Rio de Contas, pescados na área urbana, podem estar contaminados por esgoto

Homem pesca no Rio Jequiezinho após chuva. Foto: Prefeitura

Muitas pessoas estão utilizando as cheias do Rio Jequiezinho e a do Rio de Contas, para a prática da pesca, na área urbana. A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, preocupada com a qualidade de vida e de saúde da população, alerta para o consumo desses pescados, já que essas águas podem conter agentes infecciosos, uma vez que acabaram se misturando com o esgoto doméstico, que é lançado em alguns pontos da cidade, principalmente nas áreas com baixo saneamento básico, diretamente nos canais desses dois rios.

A Secretaria de Saúde alerta, ainda, que os alimentos que entraram em contato com as águas de alagamento, poderão estar contaminados. As frutas em geral, verduras, legumes, arroz, feijão, entre outros, que tiveram contato com a água de enchente sofreram transformações relativas à sua qualidade e devem ser descartadas. Também não deverão ser consumidas as carnes, leite, ovos, pão, açúcar, café, manteiga, que tiveram contato com águas das enchentes, pois suas embalagens são, geralmente, de plástico ou papel, e toda a tentativa de aproveitamento dos mesmos, é perigosa.

É importante ressaltar que outros condimentos, como linguiça, mortadela, queijos e derivados, deverão ser também inutilizados após o contato com a água de enchente, devido ao tipo de embalagem, geralmente de plástico ou papel não ser impermeável à contaminação. As latas que estiverem amassadas, enferrujadas ou semiabertas deverão ser inutilizadas, porém, as que permanecerem em bom estado e onde se tem certeza de que não houve contato da água com os alimentos nelas contidos, poderão ser lavadas com uma solução de água sanitária na proporção de 1/100, preparada do seguinte modo: 1 litro de água sanitária para 100 litros de água, ou meio litro de água sanitária para 50 litros de água, ou ¼ litro de água sanitária para 25 litros de água.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental, da Secretaria de Saúde, Aneilda Gomes Silva, pessoas que entraram em contato com alagamentos ou inundações devem ficar atentas a sintomas como dor de cabeça, dor no corpo e náuseas, sintomas comuns à Leptospirose, Hepatite A, Febre Tifóide e Diarreia, sendo que esses sintomas podem aparecer, até, 40 dias após o contato com a água contaminada.