Jequié: Moana Meira defende disponibilização de cadeiras de rodas nos órgãos públicos da cidade

Maoana apresentou proposta na Cãmara. Foto: Emanuel Jr.

A vereadora Moana Meira apresentou, na Câmara Municipal de Jequié, proposta em que solicita do Município, a disponibilização de cadeiras de rodas nos órgãos públicos para o uso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida por parte de usuários do serviço público.

A ideia é ampliar e assegurar os direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, visando minimizar as diversas barreiras diárias encontradas por esse público, explica a vereadora.

”A garantia da acessibilidade é um tema necessário para construção da cidadania”, assegura, acrescentando que a iniciativa irá contribuir para a acessibilidade, incentivando e facilitando a independência desses usuários, bem como zelando pela dignidade de todos que necessitem ter acesso as repartições públicas.

Moana Meira defende que a exigência deve ser aplicada a todos os órgãos públicos que delas necessite e distribuídas em dependências e locais apropriados, na entrada das instituições, em áreas internas de circulação e sempre que possível nas proximidades do estacionamento de veículos.

Consideram-se pessoas com dificuldade de locomoção aquelas que, em decorrência da idade, deficiência ou condição de saúde, encontre obstáculos à circulação, compreendendo, em especial: pessoas idosas, pessoas com deficiência e pessoas de qualquer idade, cujo estado de saúde não permita se locomover.