Jequié inicia imunização contra Covid; 1ª vacina é aplicada pela vice-prefeita, enfermeira Polliana

Enfermeira, vice-prefeita aplicou a primeira vacina. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, deu início, nesta quarta-feira, 20, a vacinação no Centro de Vacinação Contra a Covid-19, no antigo prédio do Pronto-Atendimento (P.A.) 24 Horas, no bairro Campo do América. Participaram do momento, o prefeito de Jequié, Zé Cocá; a vice-prefeita e secretária de Saúde, Polliana Leandro; o secretário de Governo, Hassan Iossef; os vereadores Gilvan Santana, Soldado Gilvan; Ladislau Bulhões, o Bui; Marcos Lameque, o Marcos do Ovo; membros da equipe técnica da Secretaria de Saúde, e representantes da imprensa local.

Em um ato simbólico e que marcou o início da vacinação, a técnica de enfermagem, Maria dos Anjos dos Santos Andrade, de 49 anos, foi a primeira pessoa imunizada, representando todos os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente contra o Coronavírus, em Jequié. São eles, da área de Urgência e Emergência, lotados no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU 192, área hospitalar, vacinadores, que atuam no serviço de imunização contra a Covid-19 e trabalhadores das instituições de acolhimento de idosos, de longa duração.

Com três salas de imunização, o Centro conta com profissionais capacitados e treinados para a aplicação da vacina, que ocorrerá em duas doses, como determina o Ministério da Saúde. Nesta primeira fase estarão sendo vacinados 35% dos profissionais de saúde, do município, e 100% dos trabalhadores e idosos da Fundação Leur Brito e Fundação Urbano de Almeida Neto, a FUAN.

”É uma alegria. Sabemos que essa doença é algo que tem trazido realmente muita tristeza à família brasileira. Estamos muito alegres porque essa vacina chegou ao município. Eu, que sou vacinadora, pra eu receber essa vacina, né, eu dou glórias a Deus! É um privilégio, uma alegria realmente.”, disse emocionada, a técnica de enfermagem, Maria dos Anjos dos Santos Andrade.

”Hoje é um marco histórico. Nós estamos abrindo a porta do Centro de Vacinação, onde começaremos a imunizar um total de 35% dos profissionais da área de Saúde que estão na linha de frente, no cuidado com pacientes crônicos. Serão imunizados primeiramente os profissionais da linha de Urgência e Emergência, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como SAMU, Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), ou seja, profissionais que estão diretamente ligados ao cuidado. Todos os profissionais precisam apresentar uma declaração de trabalho e comprovante de residência.”, destacou a secretária de Saúde, Polliana Leandro.

”É um momento de celebração, o início da imunização contra o Coronavírus no município de Jequié, e o sentimento é de alegria e esperança! A imunização é a maior forma de proteção que a população pode ter contra o Coronavírus e sua eficácia já é comprovada pela ciência. Tenho certeza que o ano de 2021 será um ano de mudanças no combate a Covid-19, por meio da ampliação da vacinação.”, disse o prefeito de Jequié, Zé Cocá.