Jequié: Após liminar, professores decidem encerrar greve, mas mantém atos contra prefeitura

Professores protestam na Câmara. Foto: Blog Marcos Frahm

Os professores da rede pública municipal de ensino de Jequié voltarão às salas de aulas, depois de 14 dias de greve. Os docentes aprovaram, em assembleia geral realizada nesta quarta-feira (28/08), no auditório do Régis Pacheco, a suspensão do movimento de greve, acatando a decisão liminar proferida pelo desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Maurício Kertzman Szporer, que decidiu por criminalizar os líderes do movimento e aumentou de R$ 10 para R$ 50 mil a multa diária imposta a APLB/Sindicato, em caso de descumprimento.

Mesmo anunciado que retornarão as suas atividades nesta quinta-feira, a APLB, em nota pública, informou que ”houve alguns posicionamentos contrários a suspensão, mas o número de professores favoráveis foi bem maior”.  A entidade informou ainda que a aprovação da suspensão da greve pela maioria ”foi condicionada até que haja a abertura do diálogo que discutirá o pagamento da gratificação valorização/regência”. Os docentes vêm protestando contra decreto assinado pelo prefeito Sérgio da Gameleira, que suspendeu o pagamento do percentual com a rubrica da referida gratificação/regência, a partir dos salários de julho/2019.

A categoria, apesar de voltar às aulas, considera ilegal a suspensão do benefício pecuniário que foi incorporado aos salários a título de valorização profissional e mantém a mobilização contra a gestão. Nesta quarta, durante sessão da Câmara, um grupo de professores marcou presença no plenário da Casa, aplaudindo os vereadores de oposição que se solidarizavam com a classe.

Contudo, enfrentaram manifestações contrárias, de apoiadores do prefeito, inclusive membros da administração que foram à Câmara defender o governo municipal. Para os aliados do gestor, a medida de Gameleira é amarga, impopular, mas garantirá o pagamento em dia da folha, diante da incapacidade da Prefeitura em arcar com as despesas gratificações na Educação.