Jequié: Ao lado de Zé Cocá, Hassan é empossado no cargo de prefeito e diz que momento é desafiador

Presidente Tinho, Hassan Iossef e Zé Cocá. Foto: Emanuel Jr.

O vice-prefeito de Jequié, Hassan Iossef (PTB), foi empossado na manhã desta quinta-feira (18), no cargo de prefeito interino, após decisão da Câmara Municipal, que por meio de Decreto Legislativo 01/2020 que afastou Sérgio da Gameleira (PSB) de suas funções. Com 10 votos favoráveis, de vereadores da oposição, e 6 votos contrários de governistas a Câmara de Jequié aprovou, na última terça-feira (16), o acatamento de denúncias contra Gameleira e pelo seu imediato afastamento do cargo. A Mesa-diretora da Casa teria acatado um pedido de afastamento protocolado por um professor da cidade, José Carlos Almeida, apontando uma série de irregularidades no âmbito da gestão do prefeito Sérgio da Gameleira, dentre as quais, uma considerada grave, que diz respeito ao pagamento de juros e multas a Previdência Social por parte do chefe do Executivo.

Nesta quinta, a Câmara convocou uma extraordinária para empossar o Youssef, que chegou acompanhado do padrinho político, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito do município, Zé Cocá (PP).  A solenidade de posse foi realizada às 10h, no plenário da Casa Legislativa. O presidente Emanuel Campos – Tinho (PV) conduziu a sessão, que não contou com a presença de 08 parlamentares da base aliada de Gameleira, que inclusive acusam o presidente de transgredir o Regimento Interno da Câmara com o afastamento cautelar do prefeito eleito.

Hassan Iossef assume interinamente a Prefeitura de Jequié

Ao tomar posse, Hassan afirmou ter consciência de que a situação se agrava no âmbito da gestão municipal, diante do comprometimento da saúde financeira e da inércia de setores da administração. ”Ontem fui oficialmente notificado do afastamento do prefeito pela Câmara de Jequie e do meu dever de tomar posse hoje. Gostaria de reafirmar o meu sentimento republicano em respeito às instituições e as decisões dos poderes democráticos. Por esse motivo e pelo sentimento de missão, com muita honra, atenderei esse chamado. Faço votos de que o sentimento de cidadania seja a marca de transição entre os governos. Assumo a prefeitura de Jequié num momento desafiador, principalmente pela necessidade de um enfrentamento técnico e profissional da epidemia da covid-19”, disse Hassan ao discursar na tribuna.

O agora prefeito saudou representantes da Ordem dos Pastores Evangélicos de Jequié, da Associação Comercial e Industrial de Jequié, DCL e agradeceu a presença do seu correligionário, o pré-candidato Zé Cocá, dizendo que espera contar com o apoio do deputado. ”As condições não são as ideias, mas isso não altera os nossos objetivos. Agradeço a presença de todos. Contaremos com a participação de todas as entidades nessa gestão. Coloco-me a disposição e rogo a Deus que me use. Quero saudar meu amigo e irmão Zé Cocá. Conto com o seu apoio, Zé, para nos ajudar. Sou chamado à responsabilidade e vou assumir, para que Jequié volte a se desenvolver”, profetizou. *Nota original do Blog Marcos Frahm