Jaguaquara: Vereadores aprovam estadualização do Hospital, municipalizado no Governo Paulo Souto

Hospital voltará a ser gerido pelo Estado. Foto: Blog Marcos Frahm

A estadualização do Hospital Municipal de Jaguaquara foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores em votação durante sessão de reabertura dos trabalhos Legislativos do segundo semestre, na noite desta quarta-feira (3). A proposta, antes aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde foi levada a votação pelo presidente Nildo Pirôpo (PP), tendo sido aprovada por unanimidade.

O Projeto de Lei Nº 010, de autoria do Poder Executivo ”dispõe sobre a autorização da transferência da gestão administrativa e financeira do Hospital Municipal e da fração municipal da Santa Casa de Saúde Maternidade Maria José de Saúde para o Governo do Estado”.

As mudanças na gestão da unidade hospitalar da maior cidade do Vale do Jiquiriçá ocorre após o governador Rui Costa (PT) se comprometer em reassumir, na condição de chefe do Executivo baiano o HMJ, que havia sido municipalizado há exatos 20 anos, em 2002, também em período eleitoral, pelo então governador da Bahia, Paulo Souto, filiado à época no PFL, atendendo a solicitação do prefeito Vademiro Alves de Oliveira (PTdoB).

Em visita a Jaguaquara no último dia (23), o governador, em ato de campanha do candidato Jerônimo Rodrigues (PT) prometeu, em palanque, que acataria mais um pedido da prefeita Edione Agostinone (PP) e estadualizaria o Hospital. Dias depois, a prefeita publicou em rede social a informação de que esteve em audiência com a secretária de Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, para discutir a proposta e dar início aos trâmites legais.

Em outubro de 2020, o HMJ foi reinaugurado pelo ex-secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas na presença do prefeito que exercia o cargo, Giuliano Martinelli (PP), com investimentos de cerca de R$ 6 milhões do Governo, mesmo a unidade sendo municipal. Os gestores, ao longo das últimas gestões tem alegado dificuldades financeiras para gerir o Hospital, que custa aos cofres municipais cerca de R$ 700 mil /mês.

Apesar da ampla reforma na estrutura física e no setor de equipamentos, o HMJ não realiza procedimentos considerados de média e alta complexidade e os pacientes que dão entrada por lá com casos mais graves precisam ser encaminhados ao Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, em Jequié. Nas últimas semanas, a SESAB utiliza a unidade para realizar cirurgias eletivas, Agora, com a estadualização sendo concretizada, renasce a esperança de melhorias no atendido com especialidades médicas, uma carência na saúde pública local.

*por Marcos Frahm