Jaguaquara: Vereador questiona falta do SAMU em acidente com caçamba e gestão municipal rebate

Dermeval questionado ausência do SAMU. Foto: Câmara Municipal

O vereador Dermeval Gama, de Jaguaquara, usou as redes sociais para questionar a ausência da Ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em ocorrências no Município e citou como exemplo o acidente ocorrido na noite da última segunda-feira (12), na Rodovia BA-545, que envolveu uma caçamba da Prefeitura quando retornava da zona rural e resultou na morte de um operador de máquinas, deixando outros dois feridos.

O parlamentar disse que os fatos registrados serviram para o que ele considera de decadente, se referindo ao atendimento público na Saúde. Na publicação, Gama diz que uma senhora, moradora do bairro Palmeira, sentiu-se mal e não foi atendida pelo SAMU, em razão de problemas com o veículo da instituição.

Na mesma postagem ele diz que o SAMU de Santa Inês teria sido acionado para substituir o de Jaguaquara no socorro às vítimas do acidente e que a ambulância local estaria sem condições de uso. Criticou também a prefeita Edione Agostinone por ter transito nas ruas da cidade no último sábado conduzindo um ônibus escolar que o Município recebeu e afirmou não ter nada contra a gestora, mas cobra providência para o restabelecimento do serviços prestados pelo SAMU. ”Nesta segunda-feira (12) dois fatos serviram para efetivar o quando está decadente o serviço de atendimento público na área da saúde em Jaguaquara. Uma senhora, cuja identidade será preservada, moradora do bairro Palmeira, sentiu-se mal fruto de uma súbita queda de pressão e não pôde ser atendida pelo SAMU porque a ambulância local está quebrada, no socorro foi utilizado um carro particular. No começo da noite uma caçamba tombou na região do Baixão deixando saldo de um morto e dois feridos. Foi acionado o SAMU de Santa Inês pelo mesmo motivo, a ambulância de Jaguaquara está sem condições de uso.”, diz um trecho da publicação.

Gestão classifica nota de Gama de descabida

A Prefeitura reagiu, tendo informado, por meio do Facebook, que a ambulância estava em manutenção e classificou a nota de Gama de descabida e tendenciosa. A gestão pública revelou ainda que o veículo oficial apresentou problema no último sábado (10), sendo encaminhado para a autorizada. ”Temos o compromisso de compartilhar com a população de Jaguaquara, em virtude da descabida e tendenciosa nota emitida por um dos representantes do legislativo a respeito da nossa viatura (SAMU 192) que está escalada para manutenção e ficou fora de funcionamento desde a madrugada do último sábado, dia 10 de julho. Ressaltamos que nossa viatura é nova e passa por todas as revisões nas datas corretas. Frisamos ainda que qualquer equipamento está passível de danos, principalmente quando seu uso exige intensas horas de funcionamento. Revisões e reparos são realizados mediante autorização dos convênios nas autorizadas. Já acionados em tempo hábil. Assim como somos suporte pra a região quando se precisa, também podemos receber suporte da região se estivermos necessitando, como foi o caso nos últimos acontecimentos. A ambulância apresentou problema na madrugada do sábado e a autorizada realizada o serviço na data agendada. Não há em momento algum falta de compromisso ou desrespeito com a população. Estamos sempre atentos às demandas e buscamos prestar todo o apoio possível.”, retufou.