Jaguaquara: Secretaria de Saúde confirma 59 casos de dengue suspeitos e 2 diagnosticados

/ Jaguaquara

Jaguaquara registra casos de dengue. Foto: Blog Marcos Frahm

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaguaquara, por meio de nota, esclareceu sobre o suposto surto de dengue no município, tendo confirmado o registro de 59 casos suspeitos.

Ainda segundo a Secretaria, conforme nota enviada ao Blog Marcos Frahm, que havia publicado matéria relacionada à cobrança da população que pedia esclarecimentos das autoridades, duas pessoas tiveram diagnóstico confirmado após exames sorológicos realizados por laboratório.

Os registros de casos suspeitos e confirmados foram feitos até o último dia (20), quinta-feira. Na nota, a Secretaria fez alerta sobre a doença e informou que o setor de Endemias conta com 36 agentes que realizam o trabalho o foco do mosquito Aedes Aegypti.

Leia abaixo a nota na íntegra

A DENGUE É UMA DOENÇA FEBRIL, AGUDA E INFECCIOSA CAUSADA POR VÍRUS QUE É TRANSMITIDA APENAS PELA PICADA DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI. ESSE MOSQUITO TAMBÉM É O TRANSMISSOR DA ZIKA E CHIKUNGUNYA.

IMPORTANTE FICARMOS ATENTOS PARA OS SINAIS E SINTOMAS DA DOENÇA: FEBRE, DORES MUSCULARES E ARTICULARES, MAL ESTAR, FALTA DE APETITE, DOR DE CABEÇA, DOR AO REDOR DOS OLHOS E MANCHAS VERMELHAS NO CORPO, DEVENDO PROCURAR O SERVIÇO MÉDICO CASO APRESENTE ALGUNS DESSES SINAIS E NUNCA SE AUTOMEDICAR.

FORAM NOTIFICADOS EM JAGUAQUARA 59 CASOS SUSPEITOS DE DENGUE, COM 02 CASOS POSITIVOS CONFIRMADOS LABORATORIALMENTE ATÉ 20/02/2020. A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, ATRAVÉS DO SETOR DE ENDEMIAS COM 36 AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS (ACE) DESENVOLVE REGULARMENTE AÇÕES DE EDUCAÇÃO, CONTROLE DOS FOCOS DO MOSQUITO (ELIMINAÇÃO E TRATAMENTO COM LARVICIDA). NAS SITUAÇÕES DE CASOS SUSPEITOS NOTIFICADOS O ACE SE DESLOCA IMEDIATAMENTE AO ENDEREÇO PARA BORRIFAÇÃO, ELIMINAÇÃO E TRATAMENTO DOS FOCOS NUM RAIO DE 150 METROS, CONFORME NOTA TÉCNICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

NESSE MOMENTO PRECISAMOS QUE CADA CIDADÃO FAÇA A SUA PARTE, VERIFICANDO SEU DOMICÍLIO, COMÉRCIO, TERRENO E OUTROS LOCAIS QUE SEJAM POSSÍVEIS CRIADOUROS DOS MOSQUITOS COMO: TAMPINHAS, CASCAS, GARRAFAS, LATAS, PLÁSTICOS, VASOS DE PLANTAS, PLANTAS QUE ACUMULAM ÁGUA, VASILHAS, BEBEDOUROS DE ANIMAIS, FERROS VELHOS, MATERIAIS PARA RECICLAGEM, FOLHAS, PNEUS, CALHAS, BICAS D’ÁGUA E QUALQUER OBJETO NATURAL OU ARTIFICIAL QUE POSSA ACUMULAR ÁGUA. VAMOS TODOS JUNTOS CONTRA A DENGUE!

Os comentários estão fechados.