Jaguaquara: Prefeito volta atrás e revoga o próprio decreto que flexibiliza funcionamento de igrejas

Giuliano decidiu revogar o seu próprio decreto. Foto: Rede social

O prefeito de Jaguaquara, Giuliano de Andrade Martinelli (PP), revogou o decreto municipal 068, datado de 29 de abril, que autorizava a realização de cultos nas igrejas evangélicas em meio à pandemia.

Martinelli, que mantém a suspensão das atividades em bares, restaurantes, escolas públicas e privadas e permite o funcionamento do comércio apenas em dias alternados e com horário reduzido teria enfrentado duras críticas após se reunir com pastores em sua residência e anunciar em rede social a reabertura de igrejas durante a quarentena no município que já registrou 06 casos do novo coronavírus.

A repercussão foi tão negativa que nem todos os líderes religiosos que integram a Ordem dos Pastores de Jaguaquara aderiram a ideia de flexibilização, mesmo com o decreto impondo medidas de restrição nos templos. O anúncio de flexibilização levou à igreja Batista a emitir nota informando que segue com cultos online, respeitando as orientações do Ministério da Saúde sobre Covid-19.

Representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público de Jaguaquara também chegaram a se posicionar diante da repercussão, tendo informado que a decisão que teria flexibilizado o funcionamento das igrejas não teve anuência da Justiça e nem do MP, sendo de cunho exclusivo do Executivo.