Jaguaquara: Prefeito flexibiliza no comércio, igrejas, academias e restaurantes; bares ficam fechados

Martinelli diz que municípios chegaram ao limite. Foto: Divulgação

O prefeito de Jaguaquara, Giuliano Martinelli (PP), garantiu, nesta segunda-feira (15), que flexibilizará a quarentena no comércio, que funciona com restrições desde o dia (18) de março, exceto estabelecimentos que atuam com os serviços considerados essenciais.

Após participar de reunião no Fórum Ilmar Galvão, com representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e prefeitos de Itiruçu, Lagedo do Tabocal e Lafaiete, cidades que também são da área de jurisdição da Comarca local, Martinelli falou em consenso ao anunciar sua decisão, tendo anunciado que autorizará, através de decreto a ser publicado, o funcionamento de lojas de todos os seguimentos, inclusive academias, igrejas e restaurantes, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e aos sábados, das 12h às 16h.

Até esta segunda-feira, a deliberação de Giuliano era pelo escalonamento, com os estabelecimentos funcionando em dias alternados e horário reduzido, dependendo ainda da área de atuação. A nova medida entra em vigor a partir de amanhã. ”Iremos sim flexibilizar a abertura do comércio, no período da tarde, todos os dias. Quatro seguimentos que nos preocupavam, que não tiveram oportunidade eram as igrejas, bares, restaurantes e academias. Houve um consenso entre os prefeitos que permanecerão fechados os bares, trabalhando apenas com regime de delivery. As academias, restaurantes e as igrejas irão funcionar mediante ao seu espaço físico. Nós tivemos noventa dias para entender e para se preparar para essa doença. No início da pandemia, quando foi publicado o primeiro decreto de fechamento do comércio nós não tínhamos o uso obrigatório de máscara, não tínhamos álcool em gel disponível no mercado e hoje a população está mais consciente e nós nos sentimos mais seguros para tomar essa medida, pois chegamos ao limite da estagnação da economia nos municípios”, justifica o prefeito, tendo afirmado ainda que, Jaguaquara, com 58 casos confirmados desde o início da pandemia, pode ter aumento do registro de casos nesta semana, diante das coletas feitas pela Secretaria Municipal de Saúde.

O novo decreto ainda não consta no Diário Oficial do Município, mas a Prefeitura revela que, as igrejas, por exemplo, serão liberadas para realização de três cultos semanais, restaurantes funcionarão das 11h às 15h. À noite, poderão funcionar em regime de delivery ou take away. *Nota original do Blog Marcos Frahm