Jaguaquara: Por discordar de escolha política do prefeito, secretária de Agricultura pediu para sair

Adriele Andrade deixou o cargo de secretária. Foto: Facebook

A enfermeira e comerciante Adriele Andrade Ribeiro deixou o cargo de secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em Jaguaquara, e foi substituída por Eliomar da Paixão Lima, que já atuava na pasta.

A mudança é a terceira na atual gestão de Giuliano Martinelli (PP) e teve motivação política. O Blog Marcos Frahm apurou que Adriele discorda da escolha do nome da secretária de Desenvolvimento Social, Edione Agostinone, como pré-candidata a prefeita.

A agora ex-secretária havia assumido o cargo em abril de 2019, com a missão de substituir José Ivanaldo Saraiva dos Santos, exonerado à época. Muito contestada no início, por não ser da área, Adriele, que é prima do prefeito, se destacou, inclusive com visitas frequentes as localidades rurais e passou a ser considerada um bom quadro da administração local.

Nada se sabe, porém, sobre a movimentação política de Adriele depois de expor sua grande insatisfação com o direcionamento do grupo liderado pelo prefeito em relação ao processo sucessório.  Nos meios políticos, são fortes os comentários de que a ex-secretária tem pretensões políticas e pode disputar uma vaga na Câmara de Vereadores. Antes da Agricultura, ela atuou na Defesa Civil do município.

A troca no primeiro escalão, contudo, não se resume a pasta da Agricultura. O prefeito de Jaguaquara também resolve promover alteração no âmbito da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que desde a saída de Weder Mello, em 2019, era comandada, interinamente, pela primeira-dama e atual secretária de Governo, Geisa Silva Santana Martinelli. A partir do mês de fevereiro, o espaço passa a ser ocupado por Tâmara Monteiro Lemos, que já atua na gestão e agora ganha status de secretária.