Jaguaquara: Lealdade retorna à cena política e diz que embate com o grupo do prefeito Giuliano será em breve

RicardoLeal

Ricardo reafirma apoio a Rui, mas diz não subir em palanque

O empresário Ricardo Leal – Lealdade (PT), se manteve nos últimos meses arredio do cenário político jaguaquarense, desde as eleições municipais de 2012, quando perdeu a disputa pelo cargo de prefeito, para Giuliano Martinelli (PP), em uma das eleições mais emblemáticas da história do município, com pouco mais de 600 votos. De lá para cá, fez apenas duas aparições públicas. Uma delas quando foi à Câmara de Vereadores, no ano passado, para receber o título de Cidadão. Nesta terça-feira (26), Lealdade acompanhado dos vereadores Nildo Pirôpo e Adailson Mancha (PT) foi entrevistado na Rádio Povo AM, tendo justificado que se manteve fora do processo político por estar cuidando de seus negócios particulares e se dedicando à família.

LealdadeEntrevistaRadioPovo

Lealdade entrevistado por: Dilson Pirôpo, Sílvio e José Carlos

Inelegibilidade – Perguntado por um dos entrevistadores da Povo sobre o processo eleitoral que o teria deixado inelegível, após julgamento de ação movida pela coligação do prefeito Giuliano nas últimas eleições, disse que apresentou recurso de defesa, admitindo que o nome de sua esposa, professora Vanusa Leal, filiada ao PSB, vem sendo cogitado nos meios políticos, como um dos nomes disponíveis para disputar a Prefeitura local em 2016 e deixando transparecer que a esposa, poderá aceitar o desafio e partir para a disputa.

Giuliano x Raimundo – Sobre a ruptura política do prefeito Giuliano com o vice Raimundo Louzado (PSD), Lealdade foi enfático: ”Todos sabiam que esse era um namoro com data marcada para terminar. O que a gente mantém com Raimundo é uma relação de muito respeito e admiração. Eu, particularmente, gosto muito de Raimundo, quero desejar a ele boa sorte, que Deus o ajude e que não nos abandone. No momento, é Raimundo de um lado, defendo uma bandeira e nós defendendo outra”.

Apoios – Lealdade revelou que em 2010 quando votou com Marcelo Nilo e Rui Costa, foi pensando em ser eleito prefeito e trazer para Jaguaquara, através de projetos já elaborados, grandes obras, mas sem a Prefeitura não teria como seus deputados trazerem esses benefícios. Disse que se sente satisfeito, por ver hoje Rui Costa como nome expressivo e com boas qualidades para governar a Bahia. ”Minha amizade com Rui é de respeito. Ele é preparado para ser governador da Bahia. Rui é um bom pai, um bom amigo, um político que se preparou para ser governador  será o melhor governador da história da Bahia.  E que bom, que hoje ele tem até o apoio do outro grupo, que outrora estava do lado de lá”. Lealdade disse que vê com bons olhos a adesão de Leão, que representa o grupo de seus opositores em Jaguaquara, ao lado de Rui Costa.

Retrocesso – Explicou que jamais votaria com Paulo Souto, por considerar um retrocesso para a Bahia e que os avanços no governo Wagner em todo o Estado foram monstruosos e que se Rui Costa vencer as eleições quem vai ganhar é Jaguaquara.

Futuro – ”Em breve, nós vamos ter um embate com o grupo que está aí. Agora é apenas uma questão de eleição estadual, mas nós vamos para o embate com o grupo e esse embate vai começar logo daqui a um ano e pouco”, profetizou o petista. Quando perguntado se estaria em um mesmo palanque ao lado do prefeito Giuliano e do ex-prefeito Ademir que também apoiam Rui Costa, Lealdade explicou.”Óleo diesel e água não se misturam. Tenho muito respeito por Ademir, mas meus amigos continuam os mesmos, e os meus adversários idem. Eu jamais estarei em um palanque ao lado do prefeito, desse grupo que aí está. Vou estar pedindo voto embaixo do palanque. Nós não estamos juntos, quero deixar claro que ninguém tá junto não”.

Análise – Ao ser pedido que fizesse uma análise sobre a administração de Giuliano, Lealdade se esquivou em comentar, dizendo que, seu desejo, ”é que ele faça o trabalho dele e nós faremos o nosso”. Afirmou ainda que mesmo afastado se mantém informado de tudo o que acontece nos meios políticos e insistiu em afirmar que em breve vai ter um embate com Giuliano, concluindo com a afirmação de que votará mais uma vez com Marcelo Nilo (PDT) para estadual e decidiu pelo apoio a Benito Gama (PTB) para federal, por indicação de Jaques Wagner e Rui Costa.

Por: Marcos Frahm