Jaguaquara está entre os municípios com maiores números de ocorrências de furtos de fios na Bahia

Jaguaquara registra aumento de furtos de fios. Foto: Marcos Frahm

De acordo com a Neoenergia Coelba, em 2022 foram registradas 1.422 ocorrências de furtos de fios na Bahia. Um aumento de 50% em relação a 2020 (735 casos) e de 20% em comparação a 2021, quando foram notificadas 1.176 crimes.

Os municípios com maiores números de ocorrências foram Salvador, Feira de Santana, Curaçá e Jaguaquara. Com os furtos de 2022, cerca de 34 mil casas, escolas, creches e estabelecimentos comerciais foram impactados.

”Conforme histórico que a gente tem, fomos percebendo as cidades em que estavam se concentrando esses eventos. A gente começou a mapear, analisar esses dados, os horários das ocorrências e aumentamos a vigilância nesses locais”, contou o superintendente de operações da Neoenergia Coelba, Luciano Coelho.

Em nota, a Polícia Civil informou que investiga os furtos de cobre ocorridos e também os receptadores como sucatas, pontos de reciclagem e ferro-velho.

”Existe a necessidade da gente pensar em um projeto de segurança pública que de um lado garanta a segurança, mas, ao mesmo tempo, não coloque em situação de ainda maior vulnerabilidade pessoas que já estão em situação de pobreza extrema”, disse a advogada especialista em direito penal, Daniela Portugal, conforme informações do G1

Também em nota, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que a Polícia Militar desenvolve ações para combater os furtos de fios e de cabos.