Jaguaquara edita decreto com medidas mais rígidas e suspensão de atividades no comércio

Jaguaquara tem 04 casos suspeitos do COVID. Foto: Blog Marcos Frahm

Um novo Decreto com medidas mais rígidas para conter o avanço do coronavírus no Município de Jaguaquara, o mais populoso do Vale do Jiquiriçá, foi publicado no Diário Oficial deste sábado (21) pela Prefeitura local.

No Decreto 047, conforme apurou o Blog Marcos Frahm, a gestão pública municipal determina a suspensão de atividades nos estabelecimentos comerciais da cidade, exceto: farmácias, postos de combustíveis, padarias, lojas de insumos médicos e hospitalares, distribuidoras de gás, bebida e higiene, lojas de insumos agrícolas e produtos veterinários, laboratórios e clínicas, açougues, restaurantes localizados as margens da BR-116.

Neste sábado e domingo 21 e 22, restaurantes, pizzarias e lanchonetes só funcionam até as 15h, sem a comercialização de bebida alcoólica, a partir deste horário, e posteriormente só funcionarão com o sistema delivery. Os bares terão autorização para atendimento apenas até as 18h.

Os encontros religiosos estão suspensos, independente do número de pessoas, pelo período de 30 dias. O atendimento em consultórios odontológicos, clínicas de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e estética não é permitido pelo prazo de 15 dias. Contudo, o decreto excepciona os atendimentos referentes a procedimentos de emergência, continuidade de tratamento cirúrgico, desde que devidamente agendados e cumprindo as medidas de prevenção.  A Polícia Militar atua com orientação do MP fechando bares que descumprem as regras.

A decisão é para a prevenção ao contágio e contenção da propagação de infecção viral relativo ao COVID-19. O Município segue as orientações do Ministério da Saúde e recomendações do Ministério Público- MPE. O documento torna isolamento social dos munícipes e prevê punição por descumprimento das medidas impostas.

Na tarde deste sábado, a Prefeitura revelou que já são 04 os casos suspeitos do coronavírus em Jaguaquara e que os casos suspeitos estão sendo monitorados e que a Secretaria Municipal de Saúde está aguardando o resultado do material coletado e caminhado para análise no Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen), em Salvador.