Jaguaquara: Prefeito decide permitir que comércio funcione em dias alternados e com horário reduzido

Prefeito, procuradora e controlador do município.  Foto: Facebook

O comércio de Jaguaquara, maior município do Vale do Jiquiriçá, funciona parcialmente, com muitos estabelecimentos fechados, desde o dia (18) de março, quando o prefeito Giuliano Martinelli (PP) baixou o primeiro decreto com as chamadas medidas restritivas contra o coronavírus. O chefe do Executivo, que desde o início da pandemia vinha se reunindo com outros gestores do Vale e representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário decidiu pela reabertura do comércio mesmo antes do próximo encontro de prefeitos, marcado para a próxima segunda-feira (20), quando os mandatários do território discutirão prorrogação ou revogação de decretos em suas respectivas cidades.

Contudo, Martinelli, que vem sofrendo críticas e muita pressão de comerciantes tomou a iniciativa de reabrir o comércio de forma gradativa. De acordo com o que apurou o Blog Marcos Frahm no novo Decreto Municipal Nº 064, a deliberação de Giuliano foi pelo escalonamento, com os estabelecimentos funcionando em dias alternados e horário reduzido, dependendo ainda da área de atuação.

A maior parte dos setores poderá abrir somente duas vezes por semana. As alterações passaram a valer nesta segunda-feira. Concessionárias de veículos, corretoras de seguro, floricultura, lojas de tecidos, de utilidades domésticas e outras, por exemplo, funcionarão as segundas e quartas-feiras, das 13h às 19h.  Lojas de confecções, cosméticos, perfumaria, sapataria e selaria, gráficas, as terças e quintas-feiras, no mesmo horário. As quartas e sextas-feiras, também das 13h as 19h, ficarão permitidas ao funcionamento lojas de eletrodomésticos, móveis, bomboniere, CD e DVD, serviços e manutenção de Internet, informática e telefonia, papelaria, embalagens e artigos para festas. Poderão funcionar, mediante agendamento individual, clínicas de odontologia, psicologia e terapia ocupacional, fisioterapia e médica, salão de beleza, barbearia, escritório de advocacia, contabilidade, pet shop, aulas práticas de autoescola. Restaurantes, lanchonetes, quiosques, trailers de comercialização de alimentos, distribuidoras de água, gás, sorveteria, açaí, continuarão a funcionar conforme decreto anterior.

No decreto, a Prefeitura explicitou a proibição, por parte dos estabelecimentos, de funcionários, clientes e colaboradores com sintomas gripais como forma de prevenção ao novo coronavírus, que já infectou três pessoas no município. Apesar das poucas informações divulgadas pela gestão pública municipal sobre as vítimas, as informações preliminares são de que as pessoas que contraíram a Covid-19 são moradoras do distrito Stela Dubois – Entroncamento de Jaguaquara. Leia na íntegra o Decreto de Nº 064