Busto em homenagem a Carlos Dubois é inaugurado na Santa Casa de Jaguaquara

Busto do Pastor e professor Carlos Dubois
Busto do Pastor e professor Carlos Dubois. Fotos: Marcos Frahm

Em evento prestigiado por profissionais da saúde, políticos, empresários e representantes da sociedade civil organizada a Santa Casa de Saúde e Maternidade Maria José de Souza Santos-SBOTE inaugurou em Jaguaquara um busto em homenagem ao Pastor e professor Carlos Dubois, falecido há duas décadas, fundador em 1945 da entidade filantrópica, considerada o braço direito da saúde no município. A cerimônia de inauguração no sábado (29) foi presidida pelo presidente da Exalte – Associação dos ex-alunos, alunos e amigos do Colégio Batista Taylor-Egídio, Celidalvo Braga, ladeado pela professora e filha do homenageado, Stela Dubois, e pelo médico diretor da Santa Casa, Dr. Argemiro Pereira. O busto foi desenvolvido pelo artista plástico Zé Neto, a partir de uma fotografia de Carlos Dubois. Coberto por uma bandeira do Brasil, o busto foi desvelado pela filha do professor, Stelinha, e pelo diretor Argemiro. ”Uma homenagem justa, ao homem que nasceu para servir, e que deixou a sua marca nesta terra, o mau pai, Carlos Dubois”, disse a professora Stela, que esteve acompanhada de filhos e netos. Abaixo da escultura, uma placa com frase de autoria do próprio homenageado, na qual diz: ”Feliz do homem que faz do sonho que sonha e do pensamento que pensa, a mola propulsora de sua vida”.

Professora Stelinha
Professora Stelinha e o médico Argemiro desvelam o busto

O diretor Argemiro ao comentar a inauguração, destacou a reforma do prédio-sede da Santa Casa, afirmando que a estátua de Dubois serve para recordar a história do professor, que contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da cidade e para que as novas gerações saibam quem foi Carlos Dubois, que tenham conhecimento de que o fundador da Santa Casa foi Carlos Dubois. ”Essa inauguração tem o objetivo de melhorar o visual da nossa casa, e valorizar ainda mais a história da nossa cidade, que conta com uma das mais importantes entidades filantrópicas de saúde do interior, e que permanece inalterada, em todas as suas características”.

Políticos também participam de ato inaugural
Políticos locais também participam de ato de inauguração

Indagado sobre o funcionamento da Santa Casa ele afirmou que, apesar da crise que afeta as santas casas em diversas regiões, comprometendo o funcionamento das unidade de saúde, em Jaguaquara, a SBOTE, que possui um quadro funcional de 55 servidores, gozando de todos os benefícios trabalhistas, funciona a pleno vapor. Segundo Argemiro, a Santa Casa mantém internamentos além do número permitido pelo SUS e ainda disponibiliza exames gratuitos. ”Enquanto a maioria das santas casas tem três meses de salários atrasados, aqui a gente mantém o pagamento dos funcionários rigorosamente em dia”, explicou, afirmando que o busto é o resgate da memória do fundador, para que ela fique sempre presente naqueles que acompanharam a trajetória de Carlos Dubois e da sua esposa Stela Câmara Dubois; casal que ao lado dos  filhos René, Stela e Emilie, marcou  também a história  do  tradicional Colégio Taylor-Egídio e da Igreja Batista. Consta nos relatos que o Pastor Carlos Dubois chegou a Jaguaquara em  07 de dezembro de 1937 e de imediato se reportou em carta aos seus superiores hierárquicos, de ter encontrado a ”terra prometida”,  O Colégio Taylor-Egídio que ainda hoje funciona em Jaguaquara, representa um dos mais conceituados estabelecimentos de ensino da Bahia, tendo atuado por muitos anos com o sistema de internato, passando por suas instalações e salas de aula, inúmeras personalidades que alcançaram projeção estadual e nacional, em segmentos diversos e, que nos dias atuais relembram com saudade da qualidade de ensino e da rigidez da disciplina que representam aspectos marcantes da história do centenário colégio. Também marcaram presença no ato inaugural o ex-deputado estadual Raimundo Nonato, o vice-prefeito Raimundo Louzado (PSD) e o vereador Nildo Pirôpo (PT).