Jaguaquara: Assessor da Secretaria de Educação visita escolas estaduais para conhecer demandas

Professor Hélder Amorim visita Jaguaquara. Foto: Divulgação

Com o objetivo de melhorar a estrutura da rede pública estadual de ensino, o professor Hélder Amorim, que responde pela diretoria de gestão e acompanhamento da rede escolar, e atua como coordenador dos Núcleos Territoriais de Educação do Estado visitou, nesta quarta-feira (18/09) o município de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, para conhecer de perto os desafios da educação na maior cidade do Território de Identidade.

O representante do Governo percorreu os colégios estaduais: Virgílio Pereira, CEEP Pio XII, o Nossa Senhora Auxiliadora, localizado no distrito Stela Dubois e o Luzia Silva, no Centro da cidade, unidade pertencente à instituição católica Irmãs Ursulinas, com 70 anos de fundação e que funciona em convênio com o Estado e Município, além da Escola Rural Taylor-Egídio (ERTE), que também depende do apoio da SEC para atender alunos camponeses, oriundos da área rural.

Assessor especial do secretário Jerônimo Rodrigues, Hélder afirmou que está sendo realizando um trabalho de reordenamento da rede para os próximos anos e que a determinação do secretário é para que as demandas da comunidade escolar de cada município sejam conhecidas. Contudo, a visita do professor ocorreu após audiência do presidente da Câmara Municipal, Raimundo Louzado, acompanhado do deputado federal Antonio Brito, no último dia (6) de agosto em Salvador, com o secretário Jerônimo, que na mesma ocasião também recebeu a secretária municipal de Educação, Juliana Santiago, além de vereadores de Jaguaquara, respaldados no encontro pelo deputado estadual Zé Cocá.

Vereadores, secretária e diretores recepcionaram o professor

Durante a visita de hoje, foram discutidas diversas demandas, como cobertura de quadras poliesportivas, implantação de cursos de nível superior, apoio financeiro as instituições conveniadas e outros assuntos apontados por parte do executivo municipal, representado pela secretária Juliana, e do Legislativo, através do presidente Raimundo e outros parlamentares que acompanharam a inspeção as escolas.  ”A gente está fazendo uma grande reestruturação em nossa rede, que é antiga, com escolas que infelizmente não oferecem uma estrutura para os jovens e por isso há um plano de ampliação, peque o nosso forte é o ensino médio e, em toda a Bahia, nós vamos fazer um trabalho para seiscentas escolas em quatro anos. Vamos colaborar com a ERTE, uma instituição importante, com os outros colégios, mas é certo que não podemos atender a todas as escolas. Essa visita é para conhecer os problemas e fechar um relatório para o secretário. No que for legalmente possível, o estado vai se empenhar para ajudar as escolas. Estamos discutindo cada situação com a prefeitura e as outras instituições, para que possamos fazer parcerias e melhorar a educação em Jaguaquara”, ressaltou Hélder Amorim.  Para a ERTE e o Luzia Silva, o deputado Antonio Brito informou que irá destinar R$600 mil em emenda parlamentar individual para a Secretaria de Educação, porém, os recursos, anunciados pelo parlamentar,  serão apresentados ao Orçamento da União de 2020.

O presidente da Câmara comemorou a visita. ”Acreditamos que educar é o melhor processo de transformação das pessoas e o caminho mais eficiente para o desenvolvimento da nossa cidade. Por isso nos sentimos muito honrados em receber uma pessoa de tamanha autoridade educacional aqui em Jaguaquara”, declarou Louzado.