Após profissional de saúde questionar reforma da Maternidade, Conselho diz confiar na ”lisura”

Maternidade passará por reforma. Foto: Blog Marcos Frahm

Em nota pública, após ser questionado por um profissional de saúde da cidade, quanto as obras de reformas anunciadas pela direção da Santa Casa/Maternidade de Jaguaquara [relembre], com recursos destinados pelo Governo Federal para o combate ao novo coronavírus o Conselho Municipal de Saúde esclareceu que a verba de R$ 521.290,09 foi destinada para preparar a unidade de saúde local.

Na nota, o Conselho ainda saiu na defesa da Maternidade: ”Salientamos nossa confiança na lisura e transparência do trabalho da direção da Maternidade, como reconhecemos os relevantes serviços prestados por essa entidade ao longo de décadas à saúde da população jaguaquarense”, disse.

Leia abaixo a nota na íntegra

O Conselho Municipal de Saúde de Jaguaquara órgão de controle social, deliberativo, consultivo e com função de fiscalização dos recursos do SUS, no âmbito do município de Jaguaquara, esclarece a toda comunidade jaguaquarense, que no uso de suas competências, recebeu Plano de Trabalho para aplicação de recurso oriundos do Ministério da Saúde, conforme a Lei 13.995 de 05/Maio/2020, Portaria 1.393 de 21/Maio/2020, Portaria 1.448 de 29/Maio/2020 para requalificação da Casa de Saúde Maternidade Maria José Souza Santos sendo o montante destinado a entidade R$ 521.290,09 valor esse que tem como objetivo preparar a aludida casa de saúde no combate ao Covid-19, no atendimento à saúde da mulher, especialmente mulheres grávidas.

Outrossim, esclarecemos ainda que tais recursos não poderiam ser destinados para qualquer outra entidade ou setor, visto que é uma verba com finalidade específica. Asseguramos nosso compromisso na fiscalização no que concerne a execução do Plano de Trabalho aprovado pelo CMSJ, como também a devida aplicação dos recursos disponibilizados para adequar a Maternidade para atendera demanda imposta pelo advento do novo corona vírus.

Salientamos nossa confiança na lisura e transparência do trabalho da direção da Maternidade, como reconhecemos os relevantes serviços prestados por essa entidade ao longo de décadas à saúde da população jaguaquarense.

Por fim, apresentamos nosso entendimento de que tais recursos chegam a momento mais que oportuno para proporcionar um serviço à altura da nossa comunidade.