Itaquara: Viatura da Civil aos “trancos e barrancos”

O município de Itaquara está literalmente nas mãos de Deus. ‘’A segurança aqui vem de Deus, estamos nas mãos de Deus”. As palavras são da dona de casa Maria José, que ao presenciar a equipe de reportagem fotografando a sucateada viatura da Polícia Civil, na Rua Coronel Durval Matos, se aproximou o soltou o verbo. ”Isso é uma vergonha para Itaquara. Uma cidade que praticamente não tem uma delegacia, que não tem uma viatura para servir a própria polícia. Desse jeito não dar prazer morar aqui”, desabafou.

Constatar a revolta da moradora é fácil, mas difícil é encontrar entendimento para o estado de abandono em que se encontra a Delegacia Territorial do município. A situação se complica a cada dia que passa e a Secretaria de Segurança Pública do Estado não tem tomado nenhuma providência para solucionar o grave problema das unidades prisionais instaladas no Vale do Jiquiriçá, a exemplos de Itaquara e Jaguaquara, onde as delegaias estão prestes a desabar. Na delegacia de Itaquara, não existe a mínima possibilidade de custodiar presos na carceragem, devido às péssimas condições físicas da unidade, além do fato de não ser atribuição da Polícia Judiciária a guarda e custódia de presos.

Como se não bastasse à problemática da delegacia, a polícia sofre sem disponibilidade de uma viatura. O veículo usado pela Civil, um Ford Fiesta, que não possui se quer um giroflex, está parado há cerca de dois meses em frente à unidade policial de Itaquara, com pneus estourados e defeitos mecânicos. Eis aí o problema identificado ”Senhor Governador”, só falta agora à solução.

Fotos: Blog Marcos Frahm