Irajuba: Prefeito diz que fará ”contingenciamento” para sanar problemas na Educação

Jerônimo Souza dos Santos – Jerinho. Foto: Blog Marcos Frahm

Diante da incapacidade de a Prefeitura de Irajuba de manter o pagamento dos salários dos professores atualizados, o prefeito Jerônimo Souza dos Santos – Jerinho ((PSD) – decidiu adotar medidas extremas que, inclusive, impactará na folha de pessoal de toda a administração municipal. Ele informou com exclusividade ao Blog Marcos Frahm que emitirá, em 1º de setembro, um decreto de contingenciamento de carga horária, que englobará o próprio prefeito, vice, secretários, comissionados e outros, num grande esforço para tentar sanar, ainda que temporariamente, esses problemas de atraso, o que gerou um forte clima de insatisfação na categoria a ponto de denunciar o atraso e não descartar a possibilidade de paralisar suas atividades como forma de chamar a atenção para o problema.

Para o prefeito, a regularização da situação passa, necessariamente, por essas medidas que estão sendo adotadas. Também esclarece que vem mantendo diálogo com a APLB/sindicato que representa a categoria – e que, em uma dessas reuniões, recebeu do diretor sindical, Joel Câmara, importantes contribuições que poderão permitir ao município honrar seus compromissos com o setor.

Ainda de acordo com Jerinho, de 2009 para cá, houve um aumento de 269% só do piso salarial e que não tem sido fácil para a administração de Irajuba manter o índice do limite prudencial, hoje em torno de 52%. Quanto as dificuldades de arcar com a demanda financeira do município, o prefeito assegura que o que cabe, constitucionalmente ao município, tem sido feito. ”Com esse decreto, todas as áreas serão atingidas para dar suporte ao déficit da educação. Então, via de regras, hoje nós temos um índice de pessoal da ordem de 52% e estamos no limite prudencial. Isso não me levaria, obrigatoriamente, a ter que reduzir recursos de salários de servidores de outros setores. Quando o conjunto do índice de pessoal ultrapassa os 54%, isso é claro no artigo 169 da Constituição Federal, que o município poderá fazer esse contingenciamento de salários de outros setores. Por tanto, o que estamos fazendo é no sentido de não atingirmos o ápice da punição, via de regras, por questão de incapacidade de pagamento”, explicou.

Jerinho afirma ainda que, no final deste mês, completam dois meses de atraso salarial. ”No final do mês de agosto completam dois meses e a gente não consegue pagar ainda um mês. Vamos entrar setembro devendo dois meses e lá nós vamos pagar dentro do mês, por conta do contingenciamento e esses dois meses de atraso é que nós vamos diluir, num acordo que vamos fazer com o sindicato”.  O mandatário exerce o primeiro mandato e assumiu a Prefeitura de Irajuba em janeiro de 2017, quando sucedeu o ex-prefeito Antonio Sampaio, que já enfrentava problemas com a Educação local.