Indígenas interditam trecho da BR-415, em mais um protesto contra demarcação de terras

Protesto de indígenas no sul da Bahia. Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Indígenas da tribo Pataxó Hãe-Hãe-Hãe, de Itaju do Colônia, no sul da Bahia, fecharam os dois sentidos da BR-415 na tarde desta segunda-feira (28). Eles fizeram um protesto contra o projeto de lei que prevê mudanças na demarcação de terras indígenas.

O fluxo de veículos foi interditado na altura do trevo de Santa Cruz da Vitória, gerando um longo congestionamento. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 40 pessoas participaram do ato, com faixas e rituais típicos. Após negociação com os policiais, o grupo liberou a pista, que ficou fechada durante quase uma hora.

Os indígenas são contrários ao Projeto de Lei nº 490/07, que pretende modificar o processo de demarcação de terras. Se for aprovado, a competência para determinar a demarcação das terras indígenas passará a ser do Congresso. Atualmente, é o Governo Federal que decide, por meio de ato administrativo executado pela Funai.

Na semana passada, o projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e seguiu para votação no plenário.

No dia 17 de junho, indígenas da tribo Pataxó ocuparam a sede Fundação Nacional do Índio (Funai), em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, em protesto contra a PL.Com informações do G1