Idoso que morreu de covid-19 tem sepultamento com caixão aberto no município de Itapetinga

Um idoso de 74 anos morto por novo coronavírus foi velado em caixão aberto em Itapetinga, no sudoeste baiano. O fato contraria protocolos do Ministério da Saúde. Segundo o G1, familiares de Domingo Alves Moreira velaram o corpo do idoso por cerca de 30 minutos. Os parentes disseram que não foram orientados. Já a prefeitura declarou que não apenas avisou à família, como deu orientações à empresa particular que organizou o sepultamento.

Segundo o Ministério da Saúde, falecidos pela covid-19 podem ser enterrados ou cremados. No entanto, o caixão deve permanecer fechado para evitar qualquer contato com o corpo. Os velórios e funerais, por sua vez, devem ter no máximo dez pessoas, com distância mínima entre elas de pelo menos dois metros. Além disso, o velório deve ocorrer em locais ventilados, de preferência abertos.

Ainda segundo a prefeitura, a Vigilância Sanitária ficou ciente da situação e foi ao velório para fazer o lacre do caixão. Do grupo que participou do sepultamento, 20 pessoas seguem monitoradas. Não foi informado o dia do velório.