Hospital Prado Valadares realiza cirurgia inédita em Jequié; ureterorrenolitotripsia flexível a laser

/ Jequié

A cirurgia foi realizada por urologistas do HGPV. Foto: BMFrahm

O Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, em Jequié, realizou um feito inédito no interior do estado na última quinta-feira (28), em uma ação 100% financiada pelo SUS. A equipe do hospital realizou uma ureterorrenolitotripsia flexível a laser – um procedimento cirúrgico que usa uma câmera fina e flexível, que é introduzida através da uretra, passa pela bexiga e alcança o rim.

Assim que são identificadas as pedras, introduz-se uma fibra de laser pelo equipamento e os cálculos renais são pulverizados. Como se trata de procedimento endoscópico, não há incisões, evitando danos aos rins. Neste procedimento, a recuperação é bem mais rápida e o paciente recebe alta no dia seguinte à cirurgia.

A cirurgia foi realizada pelos urologistas Bruno Meira e Edson D’Ávila em um paciente do sexo masculino. Segundo Meira, a técnica amplia a possibilidade de tratamento para cálculos renais no interior dos rins. ”Devido à flexão do aparelho é possível explorar todos os cálculos renais e eliminá-los com energia a laser, permitindo que o paciente fique livre da dor e dos riscos e vá para casa no mesmo dia”, esclareceu o cirurgião.

Os comentários estão fechados.