Hospital Geral Prado Valadares realiza dupla captação de múltiplos órgãos num único dia

O Hospital Geral Prado Valadares, que é referência em acolhimento e captação de córneas no interior da Bahia, realizou na última terça-feira (23), dupla captação de múltiplos órgãos, somando assim, cinco captações nos últimos 10 meses.

Sempre com o apoio do Governo do Estado, Secretaria de Saúde da Bahia e da Prefeitura Municipal de Jequié, o HPGV tem avançado e feito à diferença nos serviços de saúde de Jequié e região.

Foram captados 11 órgãos, sendo 2 corações, 1 fígado, 4 córneas e 4 rins. É a primeira vez em toda a história de captações do HGPV que acontece em um mesmo dia a captação de múltiplos órgãos de dois doadores. Essas doações só foram possíveis graças ao empenho da equipe CIHDOTT HGPV, que após o diagnóstico da morte encefálica, acolheu as famílias e as sensibilizou para a causa da captação.

É importante destacar que durante todo o processo de captação, as famílias são acompanhadas por uma equipe multiprofissional composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais.

”O transplante é decisivo para muitas pessoas que necessitam de um órgão novo para seguir a vida e através das doações realizadas hoje, 11 pessoas serão beneficiadas”, destacou o diretor administrativo Neffison Santana.

”Quando a família compreende a importância da doação, temos um SIM, o que possibilita que outras famílias sejam abençoadas por meio desse ato, multiplicando vidas”, afirmou a diretora geral do Prado Valadares, Ana Paula Camargo.

Segundo a Central de Transplantes da Bahia, nos últimos anos, o Hospital Geral Prado Valadares tem sido destaque no serviço de acolhimento familiar e doação de órgãos, sendo um dos poucos hospitais do estado que mantém profissionais com carga horária exclusiva para atuar na CIHDOTT. O HGPV tem registrado um crescimento expressivo em número de doações, possibilitando com seu trabalho qualidade de vida a muitos pacientes que aguardam em fila de transplantes.

As captações foram realizadas pela equipe do cirurgião Dr. Avio Brasil, com apoio de uma equipe multiprofissional do HGPV.