Hospital Geral Prado Valadares realiza dupla captação de múltiplos órgãos num único dia

/ Jequié

O Hospital Geral Prado Valadares, que é referência em acolhimento e captação de córneas no interior da Bahia, realizou na última terça-feira (23), dupla captação de múltiplos órgãos, somando assim, cinco captações nos últimos 10 meses.

Sempre com o apoio do Governo do Estado, Secretaria de Saúde da Bahia e da Prefeitura Municipal de Jequié, o HPGV tem avançado e feito à diferença nos serviços de saúde de Jequié e região.

Foram captados 11 órgãos, sendo 2 corações, 1 fígado, 4 córneas e 4 rins. É a primeira vez em toda a história de captações do HGPV que acontece em um mesmo dia a captação de múltiplos órgãos de dois doadores. Essas doações só foram possíveis graças ao empenho da equipe CIHDOTT HGPV, que após o diagnóstico da morte encefálica, acolheu as famílias e as sensibilizou para a causa da captação.

É importante destacar que durante todo o processo de captação, as famílias são acompanhadas por uma equipe multiprofissional composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais.

”O transplante é decisivo para muitas pessoas que necessitam de um órgão novo para seguir a vida e através das doações realizadas hoje, 11 pessoas serão beneficiadas”, destacou o diretor administrativo Neffison Santana.

”Quando a família compreende a importância da doação, temos um SIM, o que possibilita que outras famílias sejam abençoadas por meio desse ato, multiplicando vidas”, afirmou a diretora geral do Prado Valadares, Ana Paula Camargo.

Segundo a Central de Transplantes da Bahia, nos últimos anos, o Hospital Geral Prado Valadares tem sido destaque no serviço de acolhimento familiar e doação de órgãos, sendo um dos poucos hospitais do estado que mantém profissionais com carga horária exclusiva para atuar na CIHDOTT. O HGPV tem registrado um crescimento expressivo em número de doações, possibilitando com seu trabalho qualidade de vida a muitos pacientes que aguardam em fila de transplantes.

As captações foram realizadas pela equipe do cirurgião Dr. Avio Brasil, com apoio de uma equipe multiprofissional do HGPV.

Os comentários estão fechados.