Hospital de retaguarda segue sem perspectiva de fechamento após quinta onda da Covid-19

O Centro de Tratamento Covid-19, instalado no antigo Hospital Espanhol, em Salvador, deverá seguir em funcionamento pelos próximos meses. A informação foi dada pela secretária da Saúde do estado, Roberta Santana, em entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta-feira (11).

Segundo ela, devido ao surgimento de novos casos, ainda não há uma perspectiva de desmobilização do equipamento, aberto em abril de 2020, em um dos momentos mais duros da pandemia do coronavírus.

“Ontem, no final do dia, tivemos uma reunião da sala de situação com acompanhamento dos indicadores e a gente ainda mantém o hospital de retaguarda, que é exclusivo para Covid”, definiu.

De acordo com Santana, as discussões precisam evoluir para que se tome uma decisão acerca do vai ser feito, “mas neste momento a decisão da secretaria é a manutenção do hospital”.

O contexto atual, após a ocorrência de uma quinta onda de infecção – menor que as demais, mas que causou um aumento de casos – em dezembro, fez com que a gestão da saúde pública baiana abrisse pontos de atendimento a pacientes Covid no interior. “[Houve] a regionalização”, esclareceu.

Ao BN, a titular da Sesab pontuou que a estrutura em Salvador é estratégica, uma vez que, ao ponto que a curva de infectados vai caindo no estado, os leitos no interior são fechados e o Centro de Tratamento da capital passa a suprir essa demanda de atendimento.

“Enquanto ela [a Covid-19] não se torne regular como a gripe H1N1, por exemplo, a gente tem que tratar ela como deve ser tratada, ainda com cuidado e um lugar para acolhimento de pacientes”, descreveu.

HOSPITAL DO SERVIDOR

Ainda com relação ao empreendimento, foi proposto pelo ex-governador Rui Costa (PT), em 2020, a implantação de uma unidade hospitalar para servidores do estado da Bahia que são beneficiários do Planserv, o Hospital do Servidor.

Na época do anúncio do projeto, o prédio do desativado Hospital Espanhol foi considerado como uma possibilidade, mas para que isso acontecesse o local deveria ser reformado e ter a estrutura convertida.

Em março do ano passado, o lançou um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a implantação da iniciativa, mas em agosto, devido a prorrogação do contrato emergencial para a operação do espaço enquanto uma unidade de tratamento de pacientes com Covid-19, o projeto foi postergado.

O aditivo ao contrato, ainda em vigor, garante que a organização social que gere o equipamento de saúde desde abril de 2020 siga operando com a finalidade atual até fevereiro deste ano.

Quando perguntada sobre o tema, Roberta Santana não se aprofundou. “[Essa] foi uma perspectiva que estava se discutindo, a Saeb [Secretaria da Administração do Governo do Estado da Bahia] é quem conduz isso. Sei que se tem estudos caminhando nesse sentido e, efetivamente, quando tiver a gente deve estar concretizando”, finalizou. Com informações do site Bahia Notícias